Aniversário

Câmara Municipal destaca aniversário da República Italiana

Os 73 anos da atual formação política da Itália foram lembrados em proposição de Idenir Cecchim.

Período de Comunicações em homenagem ao transcurso dos 73 da República Italiana. Na foto, presidente Mônica Leal, Cônsul Geral da Itália em Porto Alegre, Roberto Bortot e vereador Idenir Cechim.
Vereadora Mônica, cônsul-geral Bertot (c) e vereador Cecchim, na homenagem desta tarde (Foto: Débora Ercolani/CMPA)

Os 73 anos da República Italiana, comemorados no dia 2 de junho, foram celebrados nesta segunda-feira (3/6) pela Câmara Municipal de Porto Alegre. “Esta Casa honra as tradições italianas”, afirmou o vereador Idenir Cecchim (MDB), proponente do tema, ao saudar a data durante o período de Comunicações da sessão ordinária. “Nossos italianos trouxeram muitas coisas importante para cá”, destacou ele ao recordar que o Brasil, no pós-guerras, recebeu centenas de imigrantes oriundos da Itália. A homenagem no Plenário Otávio Rocha foi acompanhada pelo cônsul-geral da Itália em Porto Alegre, Roberto Bortot, e por diversos representantes de agremiações e associações italianas da cidade.

Cecchim, ao citar a história da República Italiana, lembrou que o plebiscito realizado no dia 2 de junho de 1946, quando a população optou pela república parlamentarista, excluindo a monarquia do governo, foi também a primeira oportunidade de voto para as mulheres italianas. “O resultado significou o exílio da Casa de Savóia. O evento principal foi celebrado em Roma e em muitas cidades”, salientou ainda ele sobre a história da formação da nova república europeia. O vereador igualmente citou o fato de que, na Câmara da Capital, muitos dos seus pares serem descendentes de imigrantes italianos. “Todos têm algo para contar sobre seus ancestrais”, afirmou. “E muitos com histórias de sucesso”, completou.

“É uma grandíssima honra representar meu país aqui hoje, nesta data fantástica.” Ao fazer essa afirmação em agradecimento à homenagem da Câmara Municipal, Roberto Bertot revelou estar bastante emocionado. O cônsul-geral disse que, em função de seu cargo, viaja pelo interior do Rio Grande do Sul, acompanhando eventos e celebrações. “Nunca vi amor tão profundo pelo meu país”, salientou. “Descobri um amor que eu mesmo devo ter pelo meu país”, comentou ainda ao também dizer que, aqui no Brasil, colônias italianas cultivam tradições que não são mais comemoradas na própria Itália. Romano de nascimento, ele igualmente lembrou que sua esposa é porto-alegrense: “A impressão é de que troquei só de bairro. Me sinto bem com vocês, com a comunidade brasileira”.

Imigrações

Ao saudar a data, o vereador Engenheiro Comassetto (PT) lembrou que, aos imigrantes, a América era oferecida como um paraíso de recursos naturais. “Mas, sob o ponto de vista de amparo legal e estrutural, esse paraíso estava longe”, disse citando a importância das agremiações que surgiram bem como o apoio da Igreja Católica, visto que muitos professavam esta fé. “Mãos de homens e mulheres enfrentaram sacrifícios, fome e escassez de terras”. O vereador, na oportunidade, lembrou ainda a importância de se discutirem as atuais imigrações que o mundo vive e afirmou que o acolhimento a estas pessoas deve estar acima de disputa de territórios e ideologias. “Somos (Brasil e Itália) irmanados como sociedades que buscam igualdade. A diversidade faz parte da humanidade.”

Também saudaram a data os vereadores Ricardo Gomes (PP), Airto Ferronato (PSB), Nelcir Tessaro (DEM) e Valter Nagelstein (MDB). A homenagem foi presidida pela vereadora Mônica Leal (PP).

Texto

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:ItáliaRepública ItalianaRoberto Bertot