Sessão Solene

Câmara Municipal homenageia o Dia do Marinheiro

  • Homenagem a Marinha do Brasil.
    Dia do Marinheiro é celebrado em 13 de dezembro (Foto: Tonico Alvares/CMPA)
  • Homenagem a Marinha do Brasil.
    Mônica Leal (PP) destacou o exemplo do patrono da Marinha, o almirante Tamandaré (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou, na tarde desta terça-feira (18/02), no Plenário Otávio Rocha, sessão solene em homenagem ao Dia do Marinheiro, comemorado na última quinta-feira (13/12). Proposta pela Mesa Diretora, a homenagem foi coordenada pelo presidente da Casa, vereador Valter Nagelstein (MDB), e visou reconhecer o exercício dos profissionais que compõem a Marinha do Brasil.

“Hoje, celebramos quem escreve a história do nosso país com letras de ouro”, saudou o presidente Nagelstein. “Felizmente, novos ventos sopram em favor da Marinha”, mencionou ele ao elencar valores e disciplina como características cruciais das Forças Armadas e a convicção de que “devemos honrar a memória dos grandes heróis”. “A integridade nacional foi ofendida quando Solano López invadiu o RS e Uruguaiana. Mas foi a Marinha do Brasil que ajudou a derrotar a ditadura de López e a restabelecer um país ofendido”, disse o parlamentar.

Agradecimento

Para o comandante do 5º Distrito Naval, vice-almirante José Renato de Oliveira, “estar aqui é sempre uma satisfação”. Ele fez referência à veiculação da sessão pela TV Câmara. “Um dos milagres da democracia é quando entramos em uma Câmara Municipal e podemos falar com um milhão e 400 mil porto-alegrenses de um espaço confinado”, considerou. 

Em agradecimento, o vice-almirante falou sobre a recepção pela Casa e a satisfação da Marinha. “Todos somos marinheiros. Os fardados e os não fardados. Basta que tenhamos a Marinha e o Brasil no coração”, afirmou. “E por que lembramos, todo ano, a vida do almirante Tamandaré?”, questionou Oliveira. “Porque os valores dele, de humanidade, de solidariedade, são atuais hoje em dia”, citou em resposta ao próprio questionamento. “Precisamos relembrar os valores do passado para que no presente possamos pavimentar a estrada do futuro”, finalizou o marinheiro. 

Vereadores

A vereadora Mônica Leal (PP), como vice-presidente da Câmara, expressou a honra dela e dos demais colegas vereadores pela presença dos marinheiros, durante a solenidade, em representação à Marinha do Brasil. Mônica recordou o dia 11 de junho de 1865, “período dedicado aos 153 anos da Batalha Naval do Riachuelo e, também, à data magna da Marinha”, disse.

Ainda no que diz respeito à sessão, a parlamentar fez alusão ao Dia do Marinheiro, celebrado em 13 de dezembro, data que marca o nascimento do patrono da Marinha, Joaquim Marques Lisboa (almirante Tamandaré). “Um exemplo de herói e homem honesto”, enfatizou a vice-presidente como forma de preservarmos a memória dele e a “sólida instituição nacional, que defende de forma exemplar o território e a soberania marítima de um país com quase 4 mil quilômetros de costa”. A vereadora também agradeceu a presença da Capitania Fluvial de Porto Alegre, localizada na Rua dos Andradas, no Centro Histórico.

Também estavam presentes ao ato, além da presidência e vice-presidência da Casa: a vereadora Comandante Nádia (MDB); o comandante da Ala 3, brigadeiro do ar Arnaldo Silva Lima Filho; o representante do Comando Militar do Sul, coronel Álvaro Lourenço; e o juiz-auditor da 1ª auditoria da  3ª Circunscrição Judiciária Militar (CJM), Alcides Alcaraz Gomes.

Texto: Bruna Schlisting Machado (estagiária de jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:MarinhaDia do Marinheiro