Plenário

Câmara Municipal homenageia o Dia do Soldado

Data é comemorada anualmente no dia 25 de agosto, dia de nascimento do Duque de Caxias, patrono do Exército

  • Homenagem ao dia do soldado.
    Banda militar participou da solenidade apresentado os hinos do Brasil, do RS e do Exército (Foto: Luiza Dorneles/CMPA)
  • Homenagem ao dia do soldado. Na foto, da esquerda para a direita, o comandante do colégio militar, Coronel José Herculano Azambuja Júnior, o comandante da 3ª região militar general de divisão Valério Stumpf Trindade, o vereador Cassio Trogildo, o comandante militar do sul general de exército Edson Leal Pujol, o comandante de atrilharia do exército general de brigada Mariano Valdoni Eder e o comandante do centro tecnológico de área, coronel Câmara Assunção.
    Mesa foi composta por autoridades militares, com o vereador Cássio Trogildo (centro) (Foto: Luiza Dorneles/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre dedicou o período de Comunicações, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (24/8) à tarde, para homenagear o transcurso do Dia do Soldado, comemorado anualmente no dia 25 de agosto. A data marca o dia em que nasceu Luis Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, patrono do Exército brasileiro. A solenidade foi conduzida pelo vereador Cássio Trogildo (PTB), presidente do Legislativo da capital.

Proponente da homenagem, a vereadora Mônica Leal (PP) disse que, como filha de um militar, o coronel Pedro Américo Leal, tinha o dever de prestar a homenagem ao Exército e aos soldados. Destacou "o exemplo, valor e legado" do Duque de Caxias e afirmou que a carreira militar se coloca a serviço da Pátria e das Forças Armadas. "Os homens que vestem a farda se colocam à disposição do país para desempenhar as mais diferentes tarefas em situações de enchentes, calamidades e acesso a áreas de risco, sempre em benefício do povo e pela manutenção da ordem".

A vereadora também observou que os soldados do Exército ocupam "posição de referência e confiança" para todos os cidadãos nas ruas das capitais brasileiras, onde se fazem presentes em razão da falta de segurança pública e da crise moral, política e econômica vivida pelo país. "A sociedade já está sendo privada de certos direitos previstos pela Constituição e vive com medo e insegurança. Com o Exército nas ruas, a população se sente mais segura e agradece os soldados." Ressaltou que, desde o início da carreira, os militares cumprem seu papel de defensores da nação de forma humilde e abnegada. Lembrando as máximas que dizem que "o soldado brasileiro nada mais é que o povo de uniforme" e que "uma vez soldado, sempre soldado", a vereadora ainda destacou que os militares são responsáveis por defender o país de qualquer ameaça.

Além dos vereadores, também participaram da cerimônia: o comandante militar do Sul, general Edson Leal Pujol; o comandante da 3ª Região Militar, general Valério Stumpf Trindade; o comandante da Artilharia do Exército, general Mariano Valdoni Eder; o comandante do Colégio Militar, coronel José Herculano Azambuja Júnior; e o comandante do Centro Tecnológico de Área (CTA), coronel Câmara Assunção.

Homenagens


A vereadora Comandante Nádia (PMDB) disse que "a justa homenagem aos bravos soldados" deve servir para que se reflita sobre "quão nobre e difícil é o serviço desses homens e mulheres em servir à Pátria".  E acrescentou: "São bravos guerreiros e guerreiras dos serviços militares, homens e mulheres empenhados em cumprir a ordem pública, mesmo diante da intolerância de parte da população brasileira". Nádia ainda ressaltou que a tarefa de proteger a pátria e seus cidadãos "é missão para pouquíssimas" e desejou que os soldados "continuem fiéis aos valores de Duque de Caxias" como defensores da lei e da ordem. "De certa forma, todos somos soldados do Brasil ao enaltecermos os valores da moral e da ética."

Lembrando o protagonismo dos soldados brasileiros na expulsão dos holandeses que ocupavam terras do Nordeste brasileiro, em 1645, o vereador João Carlos Nedel (PP) afirmou que "graças ao heroísmo de portugueses, índios e negros, nos foi possível falar em pátria pela primeira vez". Segundo ele, desde aquele episódio, "muitas e memoráveis páginas de bravura e competência" foram escritas pelo Exército brasileiro. "Passados 369 anos da Guerra de Guararapes, a jovem República brasileira continua contando com seu Exército, e os soldados se fazem presentes em todo o território nacional defendendo as fronteiras, garantindo a lei e a ordem e promovendo a paz entre as nações irmãs."

O vereador Doutor Thiago (DEM) qualificou a atividade honrosa do Exército em tempo de paz e disse que a instituição é perene na pacificação das desavenças nacionais, agindo sempre na defesa do território nacional. O vereador saudou ainda o papel do patrono do Exército, Duque de Caxias, para ele o grande construtor da soberania nacional por ter conseguido unificar o território brasileiro. Lembrou igualmente que as Forças Armadas agora atuam em favor da ordem nas zonas conflagradas do Rio de Janeiro. Trata-se, em sua opinião, numa nova busca de pacificação da sociedade brasileira. Agradeceu ainda a ação das Forças Armadas em desastres naturais, salvando vidas e resgatando as vítimas com dignidade e agilidade. 

Já o vereador Rafão Oliveira (PTB), na mesma linha, disse que os soldados são importantes para a defesa da soberania nacional. “Nós sabemos que dada uma missão por um soldado essa missão será cumprida”. Rafão afirmou que esta é a única certeza que existe no país atualmente.

Caxias

O comandante militar do Sul, general Edison Leal Pujol, ao agradecer a homenagem, também lembrou a figura do patrono Duque de Caxias: "é o maior exemplo da vocação para vida na caserna". O general agradeceu a vereadora Mônica Leal (PP), como proponente da sessão, e comentou o seu orgulho em representar os ideais de Caxias na solenidade, pois, disse ele, o patrono do Exército, foi autor de feitos memoráveis. “Caxias foi o exemplo de todas as virtudes que se possa atribuir a um militar agindo em favor da unificação dos interesses nacionais”, assinalou. “Após a vitória nas armas surgiu o estadista”, acrescentou ainda. Para o general Pujol, o exemplo de Caxias ultrapassa a vida militar por ter exercido os mais altos cargos da nação existentes em sua época. “O soldado é um cidadão que usa farda”, finalizou.

Textos: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
             Fernando Cibelli de Castro (reg. prof. 6881)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)