Semana Farroupilha

Câmara Municipal recebe a Chama Crioula

  • Presidente da CMPA, Cassio Trogildo, participa da solenidade de Acendimento do Candeeiro Crioulo em comemoração aos Festejos Farroupilhas.
    Vereadores participaram da abertura dos festejos farroupillhas (Foto: Candace Bauer/CMPA)
  • Solenidade de Acendimento do Candeeiro Crioulo. Na foto, o presidente da Câmara, Cassio Trogildo (D), acende a Chama Crioula junto do Presidente do MTG, Nairioli Antunes Callegaro (E).
    Callegaro (e) e Trogildo fizeram acendimento do Candeeiro Crioulo (Foto: Henrique Ferreira Bregão/CMPA)

No final da manhã desta quinta-feira (14/09), os vereadores de Porto Alegre receberam a Chama Crioula, no Palácio Aloísio Filho, sede do Legislativo. O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Cassio Trogildo (PTB), coordenou a solenidade de acendimento do Candeeiro Crioulo, que ficará na entrada da Câmara até o final dos festejos da Semana Farroupilha.

A centelha do fogo foi conduzida pelo presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Nairioli Callegaro, o qual elogiou a forma acolhedora com que a Chama Crioula e a comitiva do MTG foram recebidas na Câmara Municipal. Callegaro destacou dois momentos históricos, que considera mais importantes para as tradições gaúchas: “O acendimento da Chama Crioula, que representa a história, a tradição, a alma da sociedade gaúcha, e o Acampamento Farroupilha, onde vivemos com intensidade a cultura e nossas tradições”. O presidente do MTG pediu o apoio dos vereadores ao Movimento Tradicionalista Gaúcho e à continuidade do Acampamento Farroupilha, ao salientar que “a Chama Crioula deve iluminar os caminhos do tradicionalismo e da construção de parcerias que possibilitem processos em prol de toda a sociedade e, não, dos interesses de minorias”.

Elma Sant’Ana, patrona dos Festejos Farroupilhas do Rio Grande do Sul, falou da importância da integração da Câmara Municipal na programação da Semana Farroupilha, ao lembrar que, neste ano, a Chama Crioula foi acesa no dia 12 de agosto, no entorno da “Pedra Anita”, em Mostardas, local histórico onde nasceu do primeiro filho de Anita e Giuseppe Garibaldi. Ao saudar os vereadores, Elma salientou a importante participação das mulheres na Revolução, “as quais lutaram pela sobrevivência e mantiveram acesa a chama dos ideais farroupilha”.

Cassio Trogildo agradeceu, em nome dos 36 vereadores, a possibilidade da participação oficial da Câmara Municipal nos Festejos Farroupilhas. O presidente do Legislativo manifestou sua satisfação em receber a Chama Crioula na Casa pelo segundo ano consecutivo, ao afirmar que “a chama se manterá acesa nesta legislatura”. Trogildo parabenizou o MTG pela organização do Acampamento Farroupilha deste ano, ao considerar “o melhor acampamento dos últimos 30 anos”. Ele salientou a participação dos vereadores na programação do Acampamento Farroupilha e convidou a todos para a sessão solene que ocorrerá no dia 19 de setembro, no Acampamento, por iniciativa do vereador Reginaldo Pujol (DEM), para entrega do Prêmio Tradicionalista Glauco Saraiva, em homenagem ao cinquentenário do MTG e entrega do Troféu Câmara Municipal a Paixão Cortes.

Também prestigiaram o ato os vereadores Alvoni Medina (PRB), Airto Ferronato (PSB), Cassiá Carpes (PP), Felipe Camozzato (Novo), Gilson Padeiro (PPS), João Carlos Nedel (PP), Márcio Bins Ely (PDT), Mônica Leal (PP) e Valter Nagelstein (PMDB), assim como integrantes da  comitiva do MTG,  a primeira prenda do Estado, Renata da Silva, o primeiro peão do Estado, Jhonatã Leindecker, a primeira prenda adulta, Adilney Meneghetti, o primeiro peão farroupilha, Henrique Rodrigues, a prenda farroupilha, Juliana Rocha, o peão farroupilha de Porto Alegre, Jean Carlo Bastos, o patrão do CTG Maurício Sirotsky Sobrinho e servidor da Câmara, José Flávio Vieira, o patrão do Piquete do Orçamento Participativo, Dinar Mello, e servidores do Legislativo, peões, prendas e visitantes.

Texto: Angélica Sperinde (reg. prof. 7862)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)