Institucional

Câmara participa do ato que oficializa parceria para novo hospital

Solenidade ocorreu no Hospital Espírita de Porto Alegre, na Zona Sul da cidade.

  • Assinatura da Carta de Intenções para a instalação de novo hospital.
    Trogildo disse que é preciso dar prioridade a quem mais precisa de atendimento em saúde (Foto: Tonico Alvares/CMPA)
  • Assinatura da Carta de Intenções para a instalação de novo hospital.
    Secretário Erno Harzheim (e) e prefeito Nelson Marchezan Junior (c) assinaram termo (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

Na manhã desta segunda-feira (28/8), o presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Cassio Trogildo (PTB), acompanhado dos seus colegas vereadores, prestigiou o ato de assinatura da carta de intenções que prevê o estabelecimento do novo Hospital Santa Ana, através de parceria público-privada firmada entre a Secretaria Municipal de Saúde, o Hospital Espírita de Porto Alegre (Hepa) e a Associação Educadora São Carlos. A solenidade ocorreu no Hepa, na Zona Sul da cidade, com a participação do prefeito Nelson Marchezan Júnior, autoridades municipais e estaduais, representantes institucionais e da área de saúde.

O presidente do Hospital Espírita, Gilberto da Silva, falou sobre a superação das dificuldades para manter essa instituição de saúde, destacou os profissionais e todos que “ao longo de 17 anos colaboraram com o Hospital”, observando que, neste período, o Hepa nunca recebeu a visita de um prefeito. Gilberto salientou que o trabalho do Hospital é focado no paciente e dedicado a cumprir as regras da filantropia. Ao saudar o acordo com o Executivo Municipal e a Associação São Carlos, desejou que “o termo seja efetivamente a confirmação de uma longa caminhada, propiciando melhor e amplo atendimento, com benefícios aos pacientes deste hospital e aos cidadãos da cidade”.

O secretário municipal de Saúde, Erno Harzheim, afirmou que a parceria foi efetivada através de um trabalho conjunto, referindo a sua equipe. Ele ressaltou que a iniciativa visa atender os interesses da população, “com dedicação aos que mais precisam”. O secretário explicou que a nova unidade irá oferecer atendimento completo, com um centro de reabilitação auditivo, reabilitação intelectual, centro de imagens com tomografia, ecografia e exames de imagens ambulatorial que serão oferecidos para toda rede de saúde. Harzheim enfatizou a presença de uma equipe do “melhor em casa”, ao declarar que a atenção primária da saúde e atendimento sistêmico também faz parte desse projeto.

O vereador Cassio Trogildo agradeceu ao Hospital Espírita pela oportunidade concreta de parceria com o município para promoção da saúde. O parlamentar parabenizou o secretário Erno por mais uma conquista, ao elogiar a estratégia do Executivo Municipal “em dar prioridade a quem mais precisa, investindo na saúde”. Trogildo reiterou o apoio da Câmara Municipal ao secretário da Saúde, lembrando que o Legislativo fará esforços emergenciais para tratar deste tema e das demandas, sempre que necessário.

O prefeito Nelson Marchezan Júnior, “como forma de demonstrar a grandeza deste ato de assinatura da carta de intenções”, pormenorizou o projeto do novo Hospital Santa Ana, que terá cerca de 5 mil metros de obras no Hepa, contratação de 600 novos profissionais, compra e instalação de equipamentos para diagnósticos, 208 leitos, sendo que 30 leitos de saúde mental, 75 de longa permanência, 20 leitos de UTI, além de 16 leitos clínicos, 59 leitos de retaguarda e oito de isolamento.

Marchezan agradeceu o empenho dos profissionais da Secretaria da Saúde, do Hepa e da Associação Educadora São Carlos, assinalando os benefícios da parceria público-privada. Na oportunidade, o prefeito frisou a importância de atitudes e mudança para suprir as dificuldades do Município. Ao agradecer a todos os envolvidos neste processo de melhorias à saúde, Marchezan anunciou medidas implementadas para promover recursos à saúde, segurança e educação, “tais como a economia de 70% nos gastos da administração pública”. O prefeito saudou a presença dos vereadores, ao lembrar que “quase todas as medidas do Executivo devem ser aprovadas pela Câmara Municipal”, referindo a necessidade de aprovação de projetos que tramitam no Legislativo, a exemplo da atualização do Imposto Predial e territorial urbano (IPTU).

Também participaram da solenidade o secretário estadual da Saúde, João Gabardo dos Reis, a presidente da Associação Educadora São Carlos, irmã Elena Ferrarini, os vereadores Cassiá Carpes (PP), Reginaldo Pujol (DEM), Cláudio Janta (SD), Moisés Maluco do Bem (PSDB) e Valter Nagelstein (PMDB); além de convidados, representantes de instituições de saúde, profissionais da saúde e comunidade local.

Texto: Angélica Sperinde (reg. prof. 7862)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)