Religião

Câmara prestigia 64ª Festa de São Jorge

Procissão reuniu devotos de diversos lugares do Rio Grande do Sul.

  • Presidente Cassio Trogildo participa da procissão de São Jorge. Na foto, o presidente entre os vereadores André Carús e Aldacir Oliboni.
    André Carús (e), Cassio Trogildo e Aldacir Oliboni (d) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Presidente Cassio Trogildo participa da procissão de São Jorge.
    Aproximadamente 70 mil pessoas participaram da festa (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Cassio Trogildo (PTB), prestigiou, na manhã deste domingo (23/04), a 64a edição da Festa de São Jorge, em procissão nas ruas do bairro Partenon. A preparação para o evento iniciou há sete dias com missas, celebrações, festejos populares e almoço de confraternização.

Segundo o vice-coordenador religioso do Conselho Paroquial da Igreja São Jorge, Mário Gonçalves, que é um dos organizadores do evento há 40 anos, a festa é o segundo evento religioso da Capital, depois da Festa de Navegantes. Neste ano, teve na procissão também a participação da imagem de Nossa Senhora Aparecida que comemora 300 anos. “A Festa de Jorge, pelos dados da Brigada Militar, neste ano ultrapassou 70 mil pessoas e foi além dos limites sociais, culturais e religiosos para se constituir numa expressão de fé universal, porque o povo venera este santo e tem profunda devoção a Nossa Senhora”, ressalta.

Conforme o presidente da Câmara, o evento é uma festa tradicional na Capital e reúne pessoas de todas as gerações, expressando a união e o amor com a devoção em São Jorge. “Eu, como representante dos vereadores da Capital, vim prestigiar esta que é a segunda festa religiosa mais importante para os porto-alegrenses e que representa a aproximação de todos em uma comunhão de consideração e amor ao próximo”, completa.

Também participaram do evento os vereadores João Carlos Nedel (PP), Aldacir Oliboni (PT), Cláudio Janta (SD), Matheus Ayres (PP), André Carús (PMDB) e o vice-prefeito Gustavo Paim.

São Jorge

São Jorge foi, conforme a tradição, um soldado romano no exército do imperador Diocleciano, venerado como mártir cristão. Na hagiografia, São Jorge é um dos santos mais venerados no catolicismo (não só na Igreja Católica Romana, mas também na Igreja Ortodoxa e na Comunhão Anglicana). é imortalizado na lenda em que mata o dragão e é também um dos catorze santos auxiliares.

Texto: Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)

Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)