Presidência

Câmara prestigia tradicional Festa na Rua no Bom Fim

  • Presidente Mônica Leal participa da 32ª Festa de Rua - Homenagem à Independência de Israel.
    Atividade, promovida pela comunidade judaica no Bom Fim, já faz parte do calendário oficial de Porto Alegre (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre Mônica Leal participa da 32ª Festa de Rua - Homenagem à Independência de Israel.
    Presidente da Câmara, vereadora Mônica Leal (PP), percorreu as bancas do evento (Foto: Débora Ercolani/CMPA)

A presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Mônica Leal (PP), prestigiou neste domingo (26/5) a 32ª Festa na Rua na João Teles, no bairro Bom Fim. O evento é organizado pela Organização Sionista do Rio Grande do Sul e marca a passagem do 71º Aniversário do Estado de Israel.

A atividade já faz parte do calendário oficial de Porto Alegre e permite ao público presente o contato com apresentações artísticas judaicas e israelenses, além de oferecer comidas, bebidas e produtos típicos aos visitantes.

Com o espírito de ampliar a integração comunitária, diversas ONGs e entidades da comunidade também estavam presentes divulgando suas atividades ao público. Ainda, um espaço kids, com brinquedos para todas as idades e oficinas de atividades para crianças, levou muita diversão e cultura, com a difusão das tradições e da cultura judaica ao público.

"Hoje, celebramos juntos mais uma Festa na Rua, este evento tão aguardado da cidade que a nossa comunidade judaica nos traz com tanto empenho, numa verdadeira união de forças. Um evento rico em cultura e em integração, que exalta a amizade", destacou Mônica Leal.

Durante o evento, a chefe do Legislativo Municipal entregou um certificado de menção honrosa à Mônica Timm de Carvalho, diretora do Elefante Letrado e ex-diretora do Colégio Israelita, em prol da Ir Ktaná, que este ano completou dez anos.   

Atualmente, cerca de 12 mil judeus vivem no Rio Grande do Sul. Grande parte da comunidade está associada à Federação Israelita do Rio Grande do Sul (Firs), que congrega a comunidade através de atividades políticas, culturais e sociais.

Além da presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, estavam presentes os vereadores Valter Nagelstein (MDB), Idenir Cecchim (MDB) e Comissário Rafão Oliveira (PTB), o cônsul-geral de Israel, Dori Goren, responsável pelas relações do país com os estados de São Paulo (onde fica a sede), Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, o secretário municipal da Cultura, Luciano Alabarse, e o presidente da FIRS, Sebastian Watenberg.

Texto

Guga Stefanello (reg. prof. 12.315)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:Firscomunidade judaicaBom FimFesta da Rua