Institucional

Câmara promove integração dos seus novos vereadores e servidores

Objetivo é dar suporte sobre informações funcionais, fazer conhecer a Casa e acolher novos integrantes

Pórtico de entrada da Câmara Municipal. Fachada.
Legislativo de Porto Alegre tem sua sede no Palácio Aloísio Filho (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre (CMPA) promoverá nesta semana, nos dias (12, 13 e 14/2), nova edição do Projeto de Integração e Acolhimento (PIA) voltado aos novos vereadores e servidores comissionados, assim como de outros interessados que já fazem parte dos quadros de servidores do Legislativo. O evento, que é uma iniciativa do Serviço de Recursos Humanos da Casa, com o apoio da Escola do Legislativo Julieta Battistioli (ELJB), ocorrerá em uma sala de aula da ELJB no turno da tarde, no primeiro dia; e pela manhã nos dias subsequentes. 

O objetivo é dar suporte, sobretudo, aos novos integrantes do Legislativo, tais como: informações funcionais e de estrutura; quantos e quais cargos a Casa possui, quais os Cargos em Comissão (CCs); quais são as pessoas que trabalham na Câmara - efetivos, servidores à disposição, estagiários; vantagens funcionais; como funciona a averbação de tempo de serviço; como se compõe a remuneração ou como ela é calculada; auxílio-saúde e creche; entre outras. Também faz parte do programa proporcionar um sentimento de acolhida e de valorização pessoal. 

Histórico

De acordo com a assistente legislativa do Serviço de Recursos Humanos da Câmara, Márcia Aguiar Menna Barreto, “em 2014 nós verificamos que, sempre no ingresso dos Cargos em Comissão, as pessoas ficavam perdidas e acabavam procurando o RH”, contou. “Como o RH é um primeiro vínculo, é normal essa procura para obter informações funcionais”, relatou a servidora. A partir dessa demanda, contudo, ficou comprovado que seria mais viável “se fizéssemos palestras aos novos servidores explicando o funcionamento da Casa”, afirmou a assistente. 

"Ainda não temos uma regularidade. Mas estamos pensando, juntamente com a Escola do Legislativo, em fazer isso por escrito, numa forma de resolução, para deixar bem certo até mesmo a temporalidade da proposta", explicou Márcia ao citar a meta do evento que ocorre, "em princípio, na troca da legislatura, e quando assumem novos vereadores".   

Inscrições

As incrições dos interessados devem ser feitas até esta terça-feira (12/2) na página da ELBJ (https://escola.camarapoa.rs.gov.br/). Mais informações podem ser adquiridas pelo e-mail: escola@camarapoa.rs.gov.br ou pelo telefone: (51) 3220-4374. Será fornecido um certificado - mediante a presença mínima de 80% - para cada um dos inscritos participantes. 

Programação

12/2
Horário: das 14h às 17h
Abertura: Presidente da Câmara Municipal e Diretor-Geral
Escola do Legislativo: História e estrutura organizacional da CMPA
Diretoria Legislativa: Processo Legislativo

13/2
Horário: das 9h às 12h
Assessoria de Informática: Portal da CMPA
Diretoria Geral: Sistema Eletrônico de Informações
Diretoria de Patrimônio e Finanças: Cota Básica e Indenização de veículos

14/02
Horário: das 9h às 12h
Diretoria Administrativa: Informações funcionais
Seção de Atividades Complementares: Grupo de eventos

Local: Sala de aula da ELBJ. 

Texto: Bruna Schlisting Machado (estagiária de Jornalismo)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)