Plenário

Câmara registra 65 anos da Liberato Salzano Vieira da Cunha

Escola está localizada no bairro Sarandi e atende cerca de 1.500 alunos

  • Perído de Comunicação em homenagem aos 65 anos da Escola Munic. Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha. Na foto: professores e alunos no plenário da Casa
    Alunos, professores e comunidade escolar prestigiaram homenagem nesta segunda-feira (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)
  • Perído de Comunicação em homenagem aos 65 anos da Escola Munic. Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha. Na foto:da esq.: aluna  Katthelen Fontoura, presidente da CMPA, vereadora Mônica Leal, vereador Prof. Alex Fraga, aluna Larissa dos Santos, diretor da escola, professor Flávio Müller, vice-diretora da escola, professora Eloísa Alves, ex-aluno Patrick Veiga da Silva
    Professores, alunos e os vereadores Prof. Alex Fraga e Mônica Leal (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre registrou, na tarde desta segunda-feira (27/5), o transcurso dos 65 anos da Escola Municipal de Ensino Básico Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha. Localizada na rua Xavier de Carvalho, no bairro Sarandi, a escola, além dos ensinos fundamental e médio, possui uma estrutura voltada à educação profissional de nível técnico, com 1.500 mil alunos matriculados. Os cursos diurnos de ensino Médio são dirigidos para alunos provenientes do ensino Fundamental. Já os cursos de educação profissional noturnos são dirigidos a alunos que possuem o ensino médio e que desejam obter formação técnica, em Química, Mecânica, Eletrotécnica, Eletrônica, Segurança do Trabalho, Manutenção Automotiva, Design de Interiores e Informática para Internet.

O proponente da homenagem, vereador Professor Alex Fraga (PSOL), disse que esta escola representa uma ilha no Sarandi. “O caminho mais racional e lógico a seguir é a educação e com esta escola não é diferente, pois sem ela os jovens que estudam lá teriam que se deslocar por mais de um quilômetro, retornando as 22 horas no escuro para suas casas”, enfatizou. Falou ainda que na Câmara os vereadores manifestam um grande apreço por esta instituição. “Mas parece que o prefeito pensa diferente ao anunciar que não vai mais oferecer ensino médio e educação técnica na mesma”. Ele disse ainda que as escolas são da cidade e não de um governo. “São do bairro, da sociedade. É insano o pensamento do prefeito”.

Agradecimentos

A aluna Katthelen Miriã Prates Fontoura disse, ao agradecer a homenagem, que em 2012 começou a estudar na Escola Liberato Salzano e que os professores são muito dedicados e que muitas gerações frequentaram a instituição. “A escola incentiva na área de dança e do esporte e criamos laços de amizade, crescemos e fazemos amigos. Com 65 anos muitas coisas legais aconteceram que nos fazem pessoas melhores", salientou. "Aos professores que ajudaram a construir essa história eu agradeço”. 

O diretor Flavio Brecher Muller ressaltou que os alunos, pais, professores e funcionários que estão sempre presentes nesta luta diária merecem esse reconhecimento. “Nossa escola tem 1.500 alunos e temos aula nos três turnos, ficamos sempre até 22h45. Temos alunos iniciando com quatro anos, e curso técnico e o EJA, é uma escola completa”. Segundo ele, diversos alunos participando em projetos, existem 500 atendimentos e aulas de esportes e dança à disposição, como judô e que poucas escolas públicas têm espaços para isso. Conta ainda com pré-vestibular através de parcerias para que pessoas da comunidade possam estudar. “Seis pessoas já foram aceitas na Ufrgs. Temos o maior espaço físico e o maior número de alunos matriculados. E cumprimos com o objetivo maior de educar nossos alunos”. 

Vereadores 

Valter Nagelstein (MDB) manifestou-se dizendo que sempre considerou a educação uma pedra fundamental para o crescimento de uma sociedade. “Qualquer retirada de investimento em educação é um equívoco”, considerou ressaltando que faz política com o intuito de chegar a uma sociedade melhor.

Professor Wambert (PROS) prometeu à comunidade do Sarandi que sempre irá lutar por esta escola. “Sempre estarei atendo no sentido de buscar uma solução para que as crianças que lá estudam não fiquem entregues ao tráfico e abandonadas socialmente”. O vereador propôs que que o município proporcione a estrutura física e o Estado os professores. “Todos devem contribuir para esta causa”.

Roberto Robaina (PSOL) disse que a homenagem prestada hoje pelos vereadores demonstra que todos estão interessados em ajudar pelo não fechamento do ensino médio e técnico na escola. “A Câmara tem uma posição majoritária pelo não fechamento desta instituição de ensino. Somos todos a favor da educação”, salientou e questionou: “Porque mexer em algo tão vital?” 

 

Texto

Regina Andrade (reg. prof. 8.423)
Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)