Câmara

Câmara sedia 3ª edição do Café Político

  • Café da Manhã comemorativo à Semana Municipal do Jovem Empreendedor. Jornalista Mauro Belo Schneider recebe menção.
    Mauro Schneider (c) recebeu diploma entregue por Mendes Ribeiro e Laura Pandolfo (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • Café da Manhã comemorativo à Semana Municipal do Jovem Empreendedor.
    Promovido pela AJE-POA, Café Político pela Semana do Jovem Empreendedor foi realizado na Câmara Municipal (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

A terceira edição do Café Político, promovido pela Associação do Jovem Empreendedor de Porto Alegre (AJE-POA) e apoio do vereador Mendes Ribeiro (MDB), ocorreu na manhã desta sexta-feira (3/5) no Salão Adel Carvalho da Câmara Municipal da Capital. O encontro é uma das ações da Semana do Empreendedor, que se encerra na próxima terça-feira (7/5) e teve como objetivo discutir sobre o empreendedorismo e inovação, além de conceder uma homenagem em reconhecimento ao trabalho do caderno GeraçãoE, do Jornal do Comércio, na figura de seu editor, o jornalista Mauro Belo Schneider.

De acordo com o vereador Mendes Ribeiro, Porto Alegre precisa trabalhar a cultura do empreendedorismo. “Esse esforço deve ser no sentido de perceber que o empreendedorismo é o maior propulsor de renda e desenvolvimento para uma cidade e seus cidadãos. Para mim é uma satisfação trabalhar essa bandeira”, afirmou. “Para que a Capital entre no radar das capitais inovadoras, Porto Alegre deve soltar as amarras do empreendedorismo tradicional”, disse o vereador Felipe Camozatto (Novo), citando a Frente Parlamentar de Revisão Legislativa, da qual é presidente, uma iniciativa para desburocratizar processos.

O vereador Valter Nagelstein (MDB) ressaltou que a mola propulsora do desenvolvimento é o empreendedorismo. “Defendo que todos nós devemos ser empreendedores, tanto nos setores públicos quanto privados. Para isso, devemos estimular os setores. Quando fui secretário da Industria e Comércio procurei estimular as microempresas, facilitando o desenvolvimento dos pequenos. No Urbanismo, concebemos o Masterplan do 4º Distrito, área que promete ser o grande polo de inovação e tecnologia da cidade”, apontou.

Tecnologia e inovação

Diretor da Procempa e integrante do projeto Pacto Alegre, Alexandre Harn destacou que se deve criar um ambiente mais favorável para a abertura de empresas. “Mas a abertura por si só não basta, pois é preciso que elas sejam sustentáveis”, disse. Pedro Schanzer, presidente da Associação Gaúcha de Startups, lembrou que existem vários modelos de startups que podem nos ensinar muito a como gerir soluções para a população. Quanto às dificuldades enfrentadas pelo segmento, ele destacou que seria importante que desde cedo os jovens aprendessem sobre empreendedorismo. “Não se trata apenas de boas ideias e, sim, da aberura de um negócio. Hoje, para uma startup, é difícil  ter acesso direto  à assessoria de contabilidade e jurídica”, relatou.

Membro da Escola do Legislativo Julieta Batisttioli, o servidor e professor Jorge Barcelos colocou a Câmara Municipal à disposição para a realização de eventos e a promoção de exposições e ações educativas com foco no empreendedorismo. A presidente da AJE-POA, Laura Pandolfo, agradeceu a presença de todos, especialmente ao vereador Mendes Ribeiro pela Parceria.

Também participaram do encontro os vereadores Moisés Barboza (PSDB), Ricardo Gomes (PP), Professor Wambert (PROS) e Reginaldo Pujol (DEM), que fez a abertura dos trabalhos na condição de presidente interino da Casa.

Texto

Lisie Bastos Venegas (reg. prof.13.688)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:Café PolíticostartupAJE-POAempreendedorempreendedorismo