MEIO AMBIENTE

Carús quer explicações sobre retirada de plantios da Ipiranga e ações de EA

Foto: Tonico Alvares/CMPA
Foto: Tonico Alvares/CMPA

O vereador André Carús (MDB) cobrou, durante o Período de Comunicações Temáticas desta quinta-feira (2/5), informações sobre as ações de educação ambiental da Secretaria Municipal de Serviços Urbano (SMSurb), por meio de seus órgãos, os departamentos de Limpeza Urbana (DMLU), Água e Esgoto (DMAE) e Esgotos Pluviais (DEP, cujas funções passaram para a competência do DMAE). 

Ao saudar o trabalho do Instituto Safeweb, que desde de 28 de março de 2016 até o momento impediu que 540 toneladas de resíduos chegassem ao Lago Guaíba por meio da Ecobarreira, Carús também questionou por que a SMSurb está desfazendo os plantios ao longo do Arroio Dilúvio, que foram implantados para coibir o descarte irregular de lixo ao longo da Av. Ipiranga. “No contexto da Ecobarreira, quero saber por que estão sendo desfeitos os plantios de árvores e mudas ao longo da Av. Ipiranga, instalados de forma colaborativa em locais que eram focos crônicos de lixo e que reduzem a quantidade de resíduos jogados no Arroio Dilúvio? Estão deixando apenas as placas de Proibido Colocar Lixo”, destacou.

Carús também cobrou da SMSurb o atendimento das demandas ligadas ao antigo DEP e pediu esclarecimentos sobre o processo de educação ambiental que está sendo desenvolvido pelos órgãos vinculados à secretaria. “Vou formalizar estas solicitações por meio de um Pedido de Informações, mas quero saber o que foi feito da Coordenação de Educação e Gestão Ambiental do DMLU. Quais ações nesta área os departamentos estão realizando? Precisamos de respostas.”