DIREITO DO CONSUMIDOR

Carús quer reunião para tratar dos preços dos combustíveis

  • Movimentação de plenario.
    Movimentação de plenario. (Foto: Tonico Alvares/CMPA)
  • Carús esteve reunido nesta manhã com direção do Procon Porto Alegre
    Carús esteve reunido nesta manhã com direção do Procon Porto Alegre

O vereador André Carús solicitou nesta quinta-feira (24/05) que a Comissão da Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh) realize reunião para tratar dos preços dos combustíveis praticados nos postos da Capital. Ofício foi entregue à presidente da Cedecondh, vereadora Comandante Nádia, para que a Câmara se mobilize neste sentido. 

Também nesta quinta-feira, Carús esteve reunido com a Diretora Executiva do Procon de Porto Alegre, Sophia Martini Vial, com o presidente do Conselho Municipal de Defesa do Consumidor, Cláudio Pires Ferreira, e com a chefe do Setor de Fiscalização do Procon Municipal, Simone Peres Siqueira, para conhecer as ações que estão sendo desenvolvidas a fim de coibir a cobrança abusiva dos combustíveis. “Nosso mandato quer colaborar para defender os direitos dos cidadãos, que estão sendo lesados nestas relações de consumo. Pesquisa da Agência Nacional de Petróleo apontou que os preços praticados por postos de Porto Alegre estão acima do nacional. Isso precisa ser apurado e barrado.”

Carús chama a atenção para a prática lesiva desde 2017, quando encaminhou oficio ao Procon com denúncias de cobranças indevidas por postos de combustíveis. Também em 2017, cobrou fiscalização mais rigorosa do Procon e realizou pesquisa de campo para identificar aumentos abusivos.