TRÂNSITO

Carús solicita adesão da Câmara ao Maio Amarelo

André Carús
André Carús

O vereador André Carús (MDB) protocolou requerimento nesta quarta-feira (8), solicitando a adesão da Câmara Municipal ao movimento Maio Amarelo 2019, lançado nesta terça-feira (7) pela EPTC. A intensão do parlamentar é realizar, no próximo dia 28, atividades alusivas à ação mundial, para chamar a atenção sobre o alto índice de mortos e feridos no trânsito. 

Um carro acidentado, pintado por crianças de amarelo para simbolizar o conselho dos pequenos no respeito às regras de trânsito e o tema da campanha deste ano - “Me Ouça”, deverá ser exposto no pátio da Câmara. Outra proposta do vereador é que o Palácio Aloísio Filho receba iluminação amarela no período da noite. 

Segundo Carús, o Legislativo tem o papel de contribuir com ações de sensibilização da população, como esta para a redução dos acidentes de trânsito. O vereador é autor da Lei 10.988, de 6 de dezembro de 2010, que instituiu a Semana Municipal de Combate à Violência no Trânsito. “A Semana geralmente ocorre em março, no retorno do período escolar. Mas todas as ações de sensibilização para o trânsito seguro e para a vida devem ter nosso apoio.” 

Maio Amarelo
A cor da campanha foi escolhida porque amarelo representa atenção e advertência na sinalização de trânsito. Já o mês de maio foi escolhido porque, em 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito.