AÇÃO SOCIAL

Carús solicita cedência de Praça no Partenon para ações sócio-culturais

Praça Arquiteto Demétrio Ribeiro está cedida à associação que tem interesse em repassar o espaço para ações da Realeza

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Vereador André Carús protocolou nesta quarta-feira, 30, Indicação 60/17 à Prefeitura para a cedência da Praça Arquiteto Demétrio Ribeiro à Sociedade Beneficente Cultural Realeza. A área está cedida, até 2026, para a Associação Comunitária de Mães da Batista Xavier, conforme a Lei do Executivo n° 10.023 de 13 de julho de 2006. Porém, a presidente da Associação Comunitária, Lucia Elena Corrêa, quer entregar a gestão do espaço para a Realeza.

Fundada em 11 de abril de 1976, a escola de samba Realeza, do bairro Partenon, tem cerca de 1.000 integrantes e projetos sociais junto às comunidades da Batista Xavier, Santa Clara e Aparício Borges, com foco em crianças e adolescentes e auxílio no combate à drogadição e à criminalidade. Entretanto, não conta com estrutura física para a realização dos ensaios e para desenvolver os projetos. 

Carús destaca que é de comum acordo e interesse a transferência da cedência da área para a Realeza. “Não há disputa pela área. Ao contrário, há total interesse de que o espaço seja ocupado pelas atividades culturais e sociais da Realeza, trazendo movimento à Praça, hoje entregue à criminalidade e à sujeira.” O Vereador destaca ainda que a intenção é integrar ações da Realeza às realizadas por Clubes de Mães e de entidades ligadas à terceira idade na região.  

Conforme Carús, a praça tornou-se abrigo de delinquentes, usuários de drogas, esconderijo de furtos e depósito de lixo. “A comunidade vizinha está preocupada com a ocupação atual, pois é rota para estudantes de duas escolas locais e uma creche. É urgente que a praça seja devolvida aos moradores e que se dê todo o suporte necessário para a promoção de atividades no local.”