Projetos

Cavaleiros Farroupilhas indicados à Comenda Porto do Sol

Proposta é do vereador José Freitas que reconhece atividades cívico-culturais do ICF

Homenagem aos 50 anos da Federação Gaúcha de Judô. Na foto, vereador José Freitas.
Vereador José Freitas na tribuna do Plenário Otávio Rocha (Foto: Débora Ercolani/CMPA)

Tramita, na Câmara Municipal de Porto Alegre, projeto de resolução do vereador José Freitas (Republicanos), que concede a Comenda Porto do Sol ao Instituto Cavaleiros Farroupilhas (ICF). Sediado em Eldorado do Sul, o ICF é uma entidade de caráter cívico, cultural, educacional, social e de utilidade pública, tradicional em realizações de eventos ligados ao regionalismo.

Dentre os eventos de fundamento cívico-cultural, o Instituto realiza, desde 1993, a Cavalgada Farroupilha, evento para cultuar heróis do passado e do presente, e para abrir as festividades em memória da Revolução Farroupilha por onde passa, promovendo a imagem social, turística e cultural gaúcha. Instruiu e integrou a Cavalgada 200 Anos de Osório do Exército Nacional. Criou e promoveu duas edições da Cavalgada de Invasão Farroupilha e Resistência Imperial de São José do Norte. Também participa das Cavalgadas do Mar e José Cláudio Machado.

No campo educacional, o ICF é promotor do Projeto Esta Terra é Minha; no campo social, é braço do Ministério Público Federal no RS, pelo seu Comitê de Cidadania, na distribuição de material apreendido pela Polícia e pela Receita Federal, a entidades carentes. No campo ecológico, realiza de forma itinerante, desde 2009, o Acampamento Farroupilha de Carnaval; e, desde 2010, realiza o Acampamento Farroupilha de Páscoa, sempre nas encostas de rios, lagoas e barragens, para cultuar as águas, conscientizando sobre os cuidados com o meio ambiente. Ja nos campos social, econômico, cultural e de saúde pública, apoia e promove, cooperativamente com entidades públicas e ou privadas, campanhas, festivais, feiras, exposições, rodeios e semanas municipais, motivando a conscientização e o turismo por meio da mídia. Em em relações internacionais, realiza anualmente várias missões de intercâmbio cultural, no Uruguai, nos Estados Unidos, e na Argentina.

Texto

Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)

Edição

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)