Comissões

Cece constata problemas em quadra de esportes no Morro da Cruz

  • Visita às quadras esportivas da Associação Esportiva Victória, no Morro da Cruz. Na foto, grade caída de uma das quadras
    Quadra tem telas rompidas e problemas no piso (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Visita às quadras esportivas da Associação Esportiva Victória, no Morro da Cruz. Na foto, os vereadores Tarciso Flecha Negra, Reginaldo Pujol e Dinho do Grêmio com membros da comunidade
    Comissão encaminhará demandas a secretarias (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A revitalização das quadras de esporte da Associação Esportiva Victória, localizada no Morro da Cruz, foi tema da visita hoje (21/6) da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre. Entre os problemas do espaço estão a pavimentação irregular e as telas de proteção enferrujadas.

A Ong foi fundada em 2008 e, desde então, sobrevive com dificuldades. “As quadras sofrem muitas depredações. Além disso, os vizinhos também reclamam que a bola sempre cai na casa deles e, por vezes, quebram janelas”, afirmou o presidente da associação, Ernesto Rodrigues. Ele disse ainda que cerca de 120 crianças e adolescentes se beneficiam do projeto, que visa ocupar o tempo livre dos jovens e incentivar práticas esportivas. A Associação Esportiva Victória oferece aulas de futsal e de artes marciais.

Os moradores da comunidade também desejam que a quadra seja revitalizada, pois os problemas da infraestrutura prejudicam quem mora ao lado do espaço. Segundo Onilda dos Santos Nunes, “a bola vai por cima da rede e pega nos fios de luz, quebra as telhas e os vidros".

O presidente da Cece, vereador Tarciso Flecha Negra (PSD) salientou que o esporte ensina disciplina e companheirismo e que é obrigação deles levar a reivindicação da Associação aos órgãos competentes. "É dever do governo oferecer educação, esporte e cultura, que é o que faz um país ser de 1º mundo". O vereador Reginaldo Pujol (DEM) elogiou o esforço da comunidade. “Apesar das dificuldades, vocês conseguem fazer um belo trabalho”. O vereador Dinho do Grêmio (DEM) também participou das visitas.

Encaminhamentos

A Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) encaminhará o projeto da comunidade para a Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME) que cuida dos espaços esportivos da cidade, e para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smam) responsável pela manutenção das praças e parques.

Texto: Ananda Zambi (estagiária de Jornalismo)
           Cleunice Schlee (estagiária de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)