Comissões

Cece encaminha demandas ao secretário municipal de Educação

  • Comissão visita a EMEEF Prof. Luiz Francisco Lucena Borges.
    Cece verificou problemas nas escolas municipais no primeiro semestre (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Visita dos vereadores da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude ao gabinete do secretário municipal de educação, Adriano Naves de Brito. Na foto, da esquerda para a direita, o vereador Alvoni Medina, a vereadora Sofia Cavedon, o vereador Tarciso Flecha Negra, o secretário Adriano Naves e os vereadores Reginaldo Pujol e Matheus Ayres.
    Relatório com demandas foi entregue hoje ao secretário Brito (Foto: Luiza Dorneles/CMPA)

Na tarde desta terça-feira (15/8), os vereadores da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre foram ao gabinete do secretário municipal de Educação, Adriano Naves de Brito, para encaminhar demandas das escolas da Capital. O presidente da comissão, vereador Tarciso Flecha Negra (PSD), destacou as principais reivindicações demandadas pelos professores e alunos, que reclamam principalmente da parte estrutural dos prédios e da falta de recursos humanos. “Durante seis meses visitamos diversas escolas e nos deparamos com a precariedade em vários aspectos, como falta de segurança, déficit na educação especial, a falta de adequação nas novas rotinas escolares, de acessibilidade e da ampliação dos espaços. Porém, a precariedade das salas de aula e espaços esportivos é preocupante, sem contar a falta de servidores”, explica o vereador.

O vereador Alvoni Medina (PRB) também se manifestou dizendo que é necessário um olhar mais dedicado aos espaços de convivência de alunos e professores. Lembrou que há casos em que o profissional trabalha sem a menor estrutura e equipamentos básicos, porém, sem perder a prioridade de ensinar. “Somos defensores da população e essa inspeção que realizamos nas escolas só demonstrou que é fundamental a integração de forças do Executivo, Legislativo e da própria população para que juntos possamos buscar políticas de reestruturação educacional no nosso município”.

Executivo

O secretário enfatizou que a questão estrutural ou a “zeladoria”, como se referiu, é algo crônico em todo país, pois por falta de quem cuide da manutenção e da limitação de novas contratações de zeladores, a estrutura dos prédios e dos espaços físicos se deteriora ainda mais. “A verba para a manutenção é escassa e a reposição de pessoal é impossível. Por isso, o objetivo é buscar novas alternativas duradouras para reformas sistemáticas, tanto no âmbito administrativo, quanto no físico", ressalta Brito. 

Quanto aos profissionais das escolas, o secretário explicou que houve nomeação de 172 profissionais nas áreas de educação infantil e especial. E ainda a integração da Secretaria Municipal de Educação (Smed) com os coordenadores de escolas e diretores, que melhorou o desenvolvimento educacional. Porém, segundo ele, ainda falta a muito a ser feito. “Estamos procurando revisar o que já é realizado nas escolas e integrando novas ações pedagógicas e temos tido ótimos resultados. Temos que lidar ainda com 700 licenças de professores a cada mês e existem aqueles que atuam nas áreas administrativas. Isso faz com que a perda de professores dentro de sala de aula seja grotesca”. 

Brito ainda enfatizou que a nova rotina escolar melhorou o desenvolvimento dos alunos e organizou a vida das famílias. “Os professores no início tiveram algumas dificuldades, porém hoje vemos uma adequação no calendário organizacional das instituições de ensino. Esse processo é prioritário para que o trabalho flua e possamos conquistar resultados positivos”, finaliza o secretário.

Estiveram presentes também os demais integrantes da Cece, vereadores Reginaldo Pujol (DEM), Sofia Cavedon (PT) e Matheus Ayres (PP).

Texto: Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)