Comissões

Cece visita Ginásio de Esportes Lupi Martins, no Teresópolis

Vereadores tentam resolver problemas que atrapalham projetos esportivos naquele bairro.

  • Visita ao Ginásio de Esportes Lupi Martins para verificar necessidades de reparo indicadas pela comunidade
    Ginásio de Esportes Lupi Martins, localizado no bairro Teresópolis. (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Visita ao Ginásio de Esportes Lupi Martins para verificar necessidades de reparo indicadas pela comunidade. Na foto, vereadores Tarciso Flecha Negra, Dinho do Grêmio e Reginaldo Pujol com o coordenador do ginásio
    Reginaldo Pujol (e) e Tarciso conversaram com Rodrigo Carreno (d) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Goteiras no telhado e as irregularidades no piso foram o motivo da visita realizada pela Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre ao Ginásio de Esportes Lupi Martins, localizado no bairro Teresópolis. O local pertence à Prefeitura Municipal e foi cedida à comunidade pela Secretaria Municipal de Esportes (SME) para a realização de atividades esportivas.

Cerca de 120 crianças e 80 adultos frequentam gratuitamente o espaço durante o dia e à noite. Para os mais jovens são disponibilizadas aulas de judô e ginástica artística. Além de caminhadas, alongamentos e ginástica para os mais experientes. Segundo o professor da SME e coordenador do ginásio, Rodrigo Lunardi Carreno, que há mais de três anos tenta resolver os problemas de estrutura no local, atividades como futebol, voleibol e basquete não estão mais sendo praticadas. “Com o tempo, as goteiras do telhado desqualificaram o piso, levantando raspas de madeira, e tivemos que cancelar os esportes de quadra.”

No entanto, as aulas de futebol eram as que recebiam o maior número de crianças, e muitas delas deixaram de ir pela impossibilidade de jogar. De acordo com Carreno, o esporte é utilizado como forma de inclusão social e com o objetivo de evitar que as crianças fiquem na rua e se envolvam com o tráfico. Por isso, “o primeiro pleito é arrumar o telhado”.

O projeto conta com o apoio das famílias que “por causa da violência e do deslocamento levam os jovens ao ginásio”, explica o coordenador. Em 2010 foi criada a Associação Amigos do Ginásio (Alupimar), formada pelos pais e alunos, que auxiliam na gestão do local. Um dos integrantes da Associação, Daniel Elizandro dos Santos, conta que há uma contribuição espontânea das famílias conforme as possibilidades financeiras. “Não é exigido um valor porque nós trabalhamos com muitas crianças carentes.”

Para o presidente da Cece, vereador Tarciso Flecha Negra (PSD), “a única solução para termos um país educado é através da educação e do esporte”, e as aulas no ginásio fazem parte do caminho para alcançar esse objetivo. “Um ginásio tão bonito e o telhado está todo danificado. É preciso arrumar primeiro o telhado para depois consertar o piso de madeira e deixá-lo apto.”

Encaminhamentos

A Cece irá encaminhar as demandas do Ginásio de Esportes Lupi Martins para a Secretaria Municipal de Esportes. “Eu vou pessoalmente tentar resolver a situação”, afirmou Tarciso, que estava acompanhado dos vereadores Reginaldo Pujol (DEM) e Dinho do Grêmio (DEM) na visita.

Texto: Cleunice Maria Schlee (estagiária de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)