Comissões

Cece visita obras de revitalização da orla do Guaíba

Com 90% da obra concluída, resta a fase de acabamento de pinturas, paisagismo e alguns pontos internos.

  • Visita às obras da orla do Guaíba.
    Expectativa é de que obras estejam terminadas até dezembro (Foto: Andielli Silveira/CMPA)
  • Visita às obras da orla do Guaíba. Na foto, os vereadores Tarciso Flecha Negra e Reginaldo Pujol.
    Projeto prioriza o transporte coletivo, pedestres e ciclistas (Foto: Andielli Silveira/CMPA)

A Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece), da Câmara Municipal de Porto Alegre, visitou na manhã desta terça-feira (14/11) as obras da orla do Guaíba. Os vereadores foram verificar o andamento do projeto de revitalização do local, na Zona Sul da cidade. Com 90% da obra concluída, a vista para a orla do Guaíba começa a tomar forma na cidade. De acordo com os fiscais Fábio Falkemberg e Oscar Coelho, arquitetos responsáveis pela coordenação da reestruturação do local, a expectativa é entregar tudo pronto até dezembro deste ano, com o prazo máximo até fevereiro de 2018. Para Coelho, as questões de estruturação e ordens técnicas foram todas superadas até o momento.

De acordo com ele, a maior parte de infraestrutura está concluída, restando a fase de acabamento de pinturas, paisagismo e alguns pontos internos. Questionado sobre o espaço dedicado ao estacionamento de automóveis no entorno, o arquiteto declarou que é um fator a ser resolvido e que depende também de outros setores públicos envolvidos. “O projeto vai na tendência mundial, não prioriza o automóvel e, sim, o transporte coletivo, pedestres e ciclistas”, disse Coelho. Já Falkemberg destaca que os pontos de acesso à orla do Guaíba agora permitem melhor acessibilidade à população, como o ponto de acesso da Usina do Gasômetro, um dos trechos mais frequentados pelos porto-alegrenses. A iluminação dos 300 metros de piso com pontos de fibra ótica também é mais um destaque do projeto, assim como os balizadores que irão dividir a ciclovia, conforme ele.

Quanto à parte comercial, a consultora Alda Lucas, representante da Secretaria Municipal de Parcerias e Estratégias (Smpe), afirmou que a questão está em fase de desenvolvimento. A estrutura apresenta quatro bares ao longo da orla do Guaíba e um restaurante panorâmico em frente à Usina do Gasômetro. “A licitação e a permissão de uso [para os bares e o restaurante] ainda precisam ser feitas. Devem sair até o final do ano”, pontuou Alda.

Durante a visitação, os vereadores afirmaram ser um bom investimento para a cidade. Tarciso Flecha Negra (PSD), presidente da Cece, elogiou o andamento da obra. Para ele, o local trará muitos benefícios para os cidadãos. Na mesma perspectiva, Sofia Cavedon (PT) deseja que a característica do acolhimento do povo que utiliza a orla se mantenha no local. “Que não se tenha uma elitização, que seja um espaço de congraçamento.” A vereadora ainda falou da necessidade da presença de comunicação visual, como orientação de placas de segurança e de educação ambiental. Ela também solicitará uma audiência pública a respeito do uso concedido e a adoção de espaços de comércio na região. 

Também estiveram acompanhando a visita os vereadores Reginaldo Pujol (DEM), Ricardo Gomes (PP) e Alvoni Medina (PRB).

Texto: Munique Freitas (estagiária de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)