Cedecondh

Projeto de Iniciativa Popular pede segurança para a Capital

Reunião da Cedecondh tratou de segurança Foto: Elson Sempé Pedroso
Reunião da Cedecondh tratou de segurança Foto: Elson Sempé Pedroso

A reunião da Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh) foi marcada pela apresentação do Comitê Pró-Integração dos Serviços de Segurança Pública. Essa iniciativa busca a criação de áreas integradas de segurança a fim de envolver todos os setores da sociedade na solução do problema da violência. A proposta é agregar às ações diversas instâncias do poder público na prevenção e combate a criminalidade, bem como os recursos técnicos, materiais e humanos, além de estabelecer um fórum de debate permanente entre a população e autoridades. A iniciativa foi apresentada nesta terça-feira (28/03), na Câmara Municipal.
O projeto, agora de iniciativa popular, foi protocolado pelo vereador presidente da Cedecondh, Carlos Todeschini (PT), em janeiro de 2005. Por ter passado por diversas modificações sugeridas pela comunidade, o projeto então foi reformulado e apresentado pelo Comitê como de iniciativa das comunidades. Para isso serão necessárias 55 mil assinaturas em um abaixo-assinado que terá inicio na próxima quinta-feira (30/03), por ocasião do lançamento do Comitê que será às 19h, na Catedral Metropolitana. Todeschini salientou que esse projeto resulta da discussão com sociedade e da ânsia da população por mais segurança. "De uma maneira ou outra, todos somos vítimas da violência e só resolveremos isso com esforço conjunto, despidos de corporativismos ou de tendências partidárias", destacou.
Durante a reunião os representantes das diversas entidades que compõem o Comitê apresentaram as propostas da iniciativa, destacaram as causas da violência e a importância da integrar as ações na área da segurança, educação, saúde, geração de emprego e renda.
O secretário-adjunto de Direitos Humanos e Segurança Urbana, coronel Paulo Hendges, afirmou que o projeto passou por modificações positivas mas que ainda encontra questões em aberto. Ele informou que irá relatar ao secretário da pasta, Kevin Krieger, e voltará a discutir com o Comitê as sugestões. Integrar as diversas bases de dados e a tecnologia disponível e integrar geograficamente as área a partir de pesquisas com padrão do IBGE, foi outra sugestão dada por representantes da Secretaria Estadual de Justiça e Segurança.
A vereadora Maria Celeste (PT) afirmou ter certeza que a questão da violência diz respeito à falta de políticas públicas de segurança que envolvam educação, assistência social e saúde, entre outras. Para ela, a iniciativa é muito positiva, pois poderá integrar diversos setores da sociedade na luta contra a violência. Para o vereador Ervino Besson (PDT), será preciso discutir as causas da violência e da impunidade. Ele ressaltou que gostaria de ouvir o Poder Judiciário, pois segundo ele, a Polícia prende e o Judiciário acaba dando liberdade. Também estava presente à reunião o vereador Raul Carrion (PCdoB).

Viliano Fassini (reg. prof. 10.344)