Projetos

Censo de Inclusão da Pessoa com Esquizofrenia é sugerido por vereador

Conforme proposta de Clàudio Janta programam deverá ser bienal

Movimentação de plenário. Na foto, vereador Cláudio Janta.
Vereador Janta na tribuna do Plenário Otávio Rocha (Foto: Débora Ercolani/CMPA)

Proposta que institui o Programa Censo de Inclusão da Pessoa com Esquizofrenia em Porto Alegre está em tramitação na Câmara Municipal. Do vereador Clàudio Janta (SD), o projeto sugere a identificação, por quantidade e perfil socioeconômico das pessoas com esquizofrenia, além de criar um mapeamento dos casos e direcionar políticas para o atendimento de portadores da doença. De acordo com o texto, os censos deverão ser bienais, sendo ainda emitidas carteiras específicas às pessoas com esquizofrenia a fim de atestar os direitos dos doentes.

“A esquizofrenia é um conjunto de diferentes doenças mentais com sintomas que se assemelham e se sobrepõem, doença grave e crônica com início na adolescência ou no princípio da idade adulta” justifica Janta. Ele diz ainda que em todo o mundo estima-se que mais de 21 milhões de pessoas tenham esquizofrenia. “Na população em geral a sua frequência é da ordem de uma para cada 100 pessoas, havendo cerca de 40 casos novos para cada 100.000 habitantes, por ano”, ressalta o vereador alertando para o fato de que a magnitude dessa síndrome é maior em homens (12 milhões) do que em mulheres (9 milhões).

Clàudio Janta alerta ainda para o fato de que no Brasil, assim como no Rio Grande do Sul, poucos dados estão disponíveis. "Estima-se que há cerca de 1,6 milhão de esquizofrênicos". De acordo com o texto, estudos compilados no site do Ministérios da Saúde, no período entre agosto de 2012 e agosto de 2013, foram registrados 93.364 internações e 364 óbitos atribuídos à esquizofrenia. "No Rio Grande do Sul, entre 2009 e 2011, registraram-se 9.389 internações hospitalares no Sistema Único de Saúde (SUS) de pessoas com diagnóstico da doença, contabilizando 29,2 internações por 100.000 habitantes no estado", ressalta o vereador. 

 

Texto

Regina Andrade (reg. prof. 8.423)

Edição

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)