TV Câmara

CineCâmara apresentará documentário sobre Armindo Trevisan

O escritor Armindo Trevisan, retratado no documentário Um Homem de Fé.
O teólogo, poeta, crítico de arte e ensaísta nascido em Santa Maria (Foto: Divulgação)

O projeto CineCâmara desta sexta-feira (9/11) exibirá o documentário Um Homem de Fé, dedicado ao teólogo, poeta, crítico de arte e ensaísta Armindo Trevisan. A obra, realizada pela Stricher Filmes, vai ao ar às 21 horas pela TV Câmara de Porto Alegre e poderá ser assistida na Região Metropolitana pelos canais 16 da NET e 61.4 (digital aberto), com reprise às 13h30min de domingo (11/11).  

No documentário, de 55 minutos de duração, Trevisan relembra passagens da infância, revela o que o motivou a escrever poesia e como desenvolveu o gosto pelas artes plásticas. O documentário avança com relatos de Trevisan sobre seus vários livros de poesia e depoimentos dos escritores Antonio Hohlfeldt, Ivan Izquierdo, Luiz Antonio de Assis Brasil, Maria Carpi, Paulo Flávio Ledur e Sergio Faraco, além de familiares.

Nascido em 1933 em Santa Maria (RS), Armindo Trevisan teve obras traduzidas em vários idiomas, especialmente alemão, italiano, espanhol e inglês. Lecionou História da Arte e Estética e no curso de pós-graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Em 2001, foi patrono da 47ª Feira do Livro de Porto Alegre.

Conversa de Livraria

Um Homem de Fé faz parte da série Conversa de Livraria, dirigida por Luzimar Stricher. Os documentários foram exibidos na TVE-RS, na TVCOM e cinema de Porto Alegre. Desde 2001, a Stricher Filmes documenta a vida e a obra de escritores, artistas, historiadores, poetas e pensadores do Rio Grande do Sul. Além de Armindo Trevisan, a produtora retratou expoentes da cultura gaúcha como o romancista Erico Verissimo, o poeta Mario Quintana, o folclorista Paixão Côrtes, os escritores Alcy Cheuiche, Airton Ortiz, Carlos Urbim e Maria Carpi e a artista Arminda Lopes. Atualmente, Luzimar trabalha na pós-produção de um longa-metragem sobre Luis Fernando Verissimo.

Programação

Confira as próximas atrações do CineCâmara, da TV Câmara de Porto Alegre (às 21 horas nas sextas-feiras, com reprises às 13h30min nos domingos):

Novembro

9 e 11 - Um Homem de Fé, sobre Armindo Trevisan (55 minutos);

16 e 18 - Walter Galvani (57 minutos);

23 e 25 - Romancista de Nossa História, sobre Alcy Cheuiche (54 minutos);

30 - Mario Quintana, com reprise em 2 de dezembro (30 minutos).

Informações: (51) 99984-5979 (Luzimar) ou e-mail stricher@terra.com.br

Texto: Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)

Tópicos:Conversa de LivrariaArmindo TrevisanCineCâmara