Presidência

Cláudia Araújo toma posse como vereadora do PSD

Assinatura do Termo de posse da vereadora Claudia Araujo do PSD.
Cláudia Araújo, entre Mônica Leal e Ricardo Gomes (c) (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

A presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Mônica Leal (PP), deu posse, na manhã desta terça-feira (16/7), à vereadora Cláudia Araújo (PSD). Cláudia assume a titularidade como vereadora em substituição Nelcir Tessaro (DEM), A Câmara havia sido notificada nesta segunda-feira (15/7) pela Justiça Eleitoral a respeito da cassação do mandato de Nelcir Tessaro, que havia assumido a titularidade em 31 de janeiro, após a renúncia do então vereador Dr. Thiago Duarte (DEM). Eleito pelo PSD, Tessaro migrou, posteriormente para o DEM. Na semana passada, no entanto, ele teve seu mandato cassado por infidelidade partidária, a partir de decisão unânime do Tribunal Regional Eleitoral do RS (TRE-RS), em ação interposta pelo seu ex-partido.

A presidente do Legislativo disse que a Câmara tinha de um a dez dias para cumprir o prazo definido pela Justiça e está cumprindo a determinação para que a legalidade não seja infringida. “O recesso da Câmara será de 15 dias e fazemos questão de cumprir a lei. É uma honra para esta Casa dar posse à quarta vereadora do parlamento municipal.”

Trajetória

Cláudia Araújo é comerciante e tem 51 anos de idade, sendo formada em Gestão Pública. Concorreu a um cargo público pela primeira vez em 2016, quando conquistou 2.078 votos, tornando-se a segunda suplente do PSD. Cláudia ressaltou que vem para a vereança com um sentimento de realizar mais pelas causas sociais e pelas pessoas com deficiência.

A nova vereadora é presidente da Associação Beneficente Amor ao Próximo (Abap), que encaminha doações a pessoas em situação de vulnerabilidade social e promove ações de proteção a crianças e idosos. “Venho a esta Casa com muita alegria, mesmo que tenha sido em tais circunstâncias, mas é a oportunidade que terei para mostrar mais sobre o trabalho que realizamos e buscar políticas públicas para quem mais precisa.” Também prestigiaram a posse o vereador Ricardo Gomes (PP), o diretor legislativo da Câmara, Luís Afonso de Melo Peres, e servidores do Legislativo.

Texto

Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)