Plenário

Colégio e Igreja Batista são homenageados pelo Legislativo da Capital

Coral do colégio se apresentou no Plenário Foto: Elson Sempé Pedroso
Coral do colégio se apresentou no Plenário Foto: Elson Sempé Pedroso

A Câmara Municipal de Porto Alegre homenageou, por proposição da vereadora Luíza Neves (PDT), no período de Comunicações da sessão plenária desta quinta-feira (21/11), o colégio Batista e a Igreja Batista Central de Porto Alegre. Em sua manifestação, a parlamentar fez um breve histórico das instituições fundadas respectivamente em 1926 e 1942.

 

Luiza Neves ressaltou a evolução da qualidade pedagógica do Colégio Batista em recente parceria, inédita no Rio Grande do Sul, com a American High School, de Illinois, nos Estados Unidos, representada no Brasil pela Babel Group. Firmada no dia 4 de novembro passado, ela permitirá, a partir de 2014, que ao concluir os estudos, os estudantes aprovados pelo Colégio Batista tenham, além do diploma do ensino brasileiro, o certificado Hi Scholl, “o que lhes dará acesso a diversas universidades americanas e canadenses”. A vereadora disse que a justa homenagem, extensiva à Igreja Batista, está embasada nos elevados princípios éticos, cristãos, morais e de valorização da família.

 

Em agradecimento à homenagem, a diretora do Colégio Batista, Marli Berg, afirmou ser um orgulho para qualquer professor e educandário de Porto Alegre, ver inúmeros estudantes que passaram por seus bancos escolares atingirem destaque profissional em diversas áreas de atuação na cidade, estado, país e exterior. A diretora ainda disse que a escola, com 87 anos de atividades ininterruptas, se sente gratificada por também poder auxiliar no apoio às famílias para a formação do caráter dos jovens estudantes.

 

Em nome da Igreja Batista, o pastor José Reinaldo Pinheiro salientou que a origem da instituição no Brasil remonta ao início do século XIX e que a sede Central de Porto Alegre completou, em 2013, 81 anos de sua fundação. Após o relato histórico, mencionou que além da orientação espiritual, a Igreja Batista é protagonista de inúmeras ações sociais individuais e em parceria com instituições públicas e privadas, nas áreas de educação, saúde e habitação. Destacou ainda que a Igreja Batista Central deu apoio a origem de outras inúmeras igrejas em bairros da Capital e diversas cidades da Região Metropolitana.

 

Além de Marli Berg e do pastor José Reinaldo, compuseram a mesa durante a homenagem a presidente da Igreja Batista Central, Ivone Rodrigues de Araújo, e o diretor do Sindicato do Ensino Privado (Sinepe), Oswaldo Dalpiaz. Após a entrega do diploma concedido pela Câmara Municipal às duas instituições, o ato foi encerrado com uma apresentação do coral formado pelos alunos do Colégio Batista.

 

Texto: Milton Gerson (reg.prof. 6539)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)



Ouça: Câmara homenageia Igreja e Colégio Batista