Sessão Solene

Colunista Fernando Albrecht é Cidadão de Porto Alegre

  • Outorga do Título de Cidadão de Porto Alegre ao senhor Dietmar Fernando Albretch. Na foto: Presidente da CMPA, vereador Cássio Trogildo, homenageado, Dietmar Fernando Albretch e o proponente da homenagem, vereador Bernardino Vendrusculo.
    Vendruscolo (d) e Trogildo entregaram a distinção a Albrecht (c) (Foto: Matheus Piccini/CMPA)
  • Outorga do Título de Cidadão de Porto Alegre ao senhor Dietmar Fernando Albretch. Na foto: homenageado, Dietmar Fernando Albretch na tribunado do plenário.
    O jornalista manifestou seu amor pela cidade que o acolheu (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre concedeu, na noite desta terça-feira (22/11), o Título de Cidadão de Porto Alegre ao jornalista e colunista político no Jornal do Comércio, Dietmar Fernando Albrecht. A sessão solene, proposta pelo vereador Bernardino Vendruscolo (PROS), foi conduzida pelo vereador Cassio Trogildo (PTB), presidente do Legislativo da Capital

Em sua fala à tribuna, Vendruscolo contou que o jornalista, antes de aceitar a homenagem, fez algumas ressalvas. “Comprovando compromisso e respeito com sua função profissional, Albrecht disse que receberia o título desde que nenhuma das bancadas partidárias fosse contrária, bem como que o vereador proponente não concorresse à reeleição”, declarou o parlamentar.

Vendruscolo afirmou ainda que Albrecht tem como características a inteligência e a perspicácia. “Fernando é um autêntico jornalista. O sentimento de todos os vereadores desta Casa é de que sua página é objetiva e verdadeira. Em minha vida como parlamentar, percebi que o homem público é, mais do que aquilo que ele efetivamente fez, o que a imprensa diz dele”, enfatizou, ao destacar a responsabilidade do jornalismo sobre a informação. 

Já com o Título de Cidadão em mãos, Fernando Albrecht declarou que a homenagem lhe honra, eleva e consola, agradecendo primeiramente aos filhos por tudo que representam em sua vida. “Gostaria de falar de minha namorada. Quando a conheci, tinha seis anos. Na juventude, tínhamos contato umas três ou quatro vezes por ano. Achava que nunca seria verdadeiramente minha. Já na adolescência vinha com regularidade visitá-la e hoje posso finalmente dizer que nos casamos de papel passado. Minha namorada chama-se Porto Alegre”, brincou.

O jornalista afirmou que uma cidade não é seus prédios, viadutos e ruas. “Uma cidade é sua gente, e, como costumo dizer, é um lugar comum cheio de fantasmas do passado. É esta cidade e suas luzes que me encantaram lá na infância, no alto da serra de São Vendelino”, contou, relatando ainda que molha sua caneta na tinta desses espíritos e fantasmas para escrever sobre a Capital. “Quem lê minha coluna no jornal sabe e conhece meu estilo. Eu insisto no bom humor e na ironia”, finalizou. 

Trajetória

 Nascido em São Vendelino (RS) em 1943, Albrecht graduou-se em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Foi editor do jornal Folha da Manhã, da Empresa Jornalística Caldas Júnior, também passou pela rádio e pela TV Bandeirantes e, desde 1996, é titular da página 3 do Jornal do Comércio. No Grupo RBS, foi produtor do programa Campo e Lavoura e redator do programa O Pregão, ambos da antiga TV Gaúcha (hoje RBS TV), além de repórter policial, editor de economia e titular da seção Informe Especial do jornal Zero Hora.

Também prestigiaram a solenidade o secretário de Comunicação da Capital, Carlos Bastos; o diretor presidente do BRDE, Odacir Klein; o vice-presidente cultural da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), Antônio Silveira Goulart; o presidente do Conselho Estadual de Cultura, Antônio Côrtes; o representante do Conselho de Cidadãos Honorários da Capital, Antônio Augusto Meyer dos Santos, e o cônsul-geral da Espanha em Porto Alegre, José Alzina. 

Texto: Lisie Venegas (reg. prof. 13.688)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)