Comissões

Combate ao tabagismo é tema de reunião na Cosmam

O uso de cigarro é a principal causa de morte evitável no planeta, sendo considerado um problema de saúde pública

  • Reunião da Comissão de Saúde e Meio Ambiente no Dia Nacional de Combate ao Fumo.
    Vereadores e especialistas debateram o problema que atinge milhares de pessoas na Capital (Foto: Andielli Silveira/CMPA)
  • Reunião da Comissão de Saúde e Meio Ambiente no Dia Nacional de Combate ao Fumo. Na foto, Roberto Bauer de Borba, coordenador de políticas públicas da SMS (esq.) e André Luís Longhi, pneumologista do Hospital Presidente Vargas.
    Roberto Bauer de Borba, da SMS, e André Longhi, do Hospital Presidente Vargas (Foto: Andielli Silveira/CMPA)

A Comissão de Saúde e Meio Ambiente, (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre, realizou, nesta terça-feira (29/8), reunião para debater o Dia Nacional de Combate ao Fumo (29 de Agosto). O vereador e presidente da comissão, André Carús (PMDB), destacou que o objetivo da campanha é conscientizar e mobilizar a população sobre os riscos decorrentes do uso do cigarro.

Segundo o coordenador de políticas públicas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Roberto Bauer, o tabagismo é a principal causa de morte evitável no planeta, sendo considerado, portanto, um problema de saúde pública. Bauer destacou que, na capital gaúcha, existem hoje cerca de 147 mil tabagistas. Cerca de 30% da população era fumante em 1989, caindo para 3,6% em 2016. Mesmo assim, a situação continua preocupante. “O percentual ainda é crescente entre as mulheres, porém estamos trabalhando por meio da atenção primária dentro das comunidades. Em 2016, 3.200 pessoas foram tratadas, sendo que 40% pararam de fumar em definitivo”, completou. 

O coordenador informou também que a SMS está lançando um aplicativo que permitirá que interessados no tratamento possam se cadastrar para o procedimento nas unidades primárias. Isso facilitará o acompanhamento no controle de atendimento, prevenção e tratamento dos pacientes. “O objetivo é conseguirmos atingir 100% das nossas 141 unidades na Capital até 2021”, finalizou.

Fumo na infância

Outra questão abordada na reunião foi o tabagismo que atinge a infância. Conforme o representante do setor de Pneumologia do Hospital Presidente Vargas, André Longhi, o tabagismo é uma doença da pediatria. Cerca de 90% dos fumantes têm contato com o cigarro antes dos 18 anos. “Estamos trabalhando no nosso hospital com a ‘abordagem na beira do leito’, conversando com pacientes, atendendo também em ambulatórios os familiares e adolescentes com o intuito de conscientizar sobre os malefícios do tabaco e os danos que ele causa. Sabemos que o tabaco traz mais outras 50 doenças e principalmente o câncer.” 

No Hospital Conceição, a representante da Comissão de Controle de Tabagismo da instituição, Salete Terezinha Albani, relatou que existe um trabalho diário de abordagem feito pela comissão, abordando os familiares e funcionários que ficam na área externa do hospital, com o objetivo de evitar o consumo no local. “Além disso, organizamos palestras, fazemos um processo de integração com os servidores novos para uma contínua conscientização e temos tido resultados positivos.” 

Vereadores

André Carús (PMDB) disse que deve haver uma conscientização afirmativa principalmente na rede básica de saúde e a efetivação de ações mais pontuais nas comunidades. “É fundamental o envolvimento dos conselhos locais e distritais de saúde, com a realização de um mapeamento para se alcançar os focos de tabagismo e se trabalhar a conscientização”, afirmou. 

José Freitas (PRB) também destacou que a mídia poderia se envolver mais na promoção do combate ao fumo, alcançando as escolas, as comunidades e as famílias. “Tive diversos casos de câncer na família por causa do tabagismo e percebo ser necessária a divulgação dos danos que ele causa de forma mais impactante para que conscientize de forma direta os usuários”.

Também estiveram presentes na reunião representantes do Hospital de Clínicas, de Cardiologia, da Associação Brasileira do Sistema Único de Saúde (Abrasus) e do Simers e os vereadores Mauro Pinheiro (Rede) e Moisés Maluco do Bem (PSDB).

Texto: Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)