Sessão Solene

Comenda Porto do Sol é concedida ao enxadrista Danyel Oliveira

  • Sessão Solene de outorga da Comenda Porto do Sol ao enxadrista Danyel Angelo Aquino Oliveira. Na foto, o homenageado com  o pai e a irmã, o vereador Airto Ferronato e o ex-prefeito José Fortunati
    Danyel Oliveira (c) recebe a Comenda e o diploma entregues por Ferronato (e) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Sessão Solene de outorga da Comenda Porto do Sol ao enxadrista Danyel Angelo Aquino Oliveira. Na foto, o homenageado.
    Danyel é o primeiro no ranking da categoria sub-16 da Federação Gaúcha de Xadrez (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre concedeu, na tarde desta terça-feira (26/3), a Comenda Porto do Sol ao enxadrista Danyel Angelo Aquino Oliveira. A homenagem, proposta pelo vereador Airto Ferronato (PSB), também foi presidida por ele, que em seu discurso afirmou que “Danyel é o típico exemplo de superação. Ele tem 17 anos, é natural de Porto Alegre e joga xadrez desde os 5 anos de idade. Aos 11 anos começou a competir, tendo como treinador o seu pai, Hermógenes de Oliveira Júnior”, contou.

Ferronato ainda ressaltou que o jovem enxadrista é tricampeão brasileiro de Xadrez Escolar – Região Sul, vice-campeão da VI Copa Mercosul Escolar de Xadrez, bicampeão da Copa Xadrez Escolar Gaúcho e tricampeão gaúcho de Xadrez Escolar. “Atualmente, figura em primeiro lugar no ranking da categoria sub-16 da Federação Gaúcha de Xadrez. É atleta, também, da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) e da Federação Internacional de Xadrez (Fide)”, ressaltou, destacando que hoje toda a cidade de Porto Alegre, por meio dos 36 vereadores, dá os parabéns à jornada de Danyel. 

Também presente na sessão, o ex-prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, disse ser inédita a entrega dessa comenda para alguém tão jovem. “Não lembro desta Casa homenagear uma pessoa em tão tenra idade. Fico muito feliz”, afirmou ressaltando a importância de dar visibilidade a um esporte, infelizmente, pouco popular como é o xadrez. “Sei das dificuldades que a família enfrenta na busca de apoio por patrocínio toda vez que um novo campeonato se avizinha. Quando Hermógenes me mandou o convite, tinha outro compromisso, mas fiz questão de aqui estar, pois nada melhor do que celebrar o aniversário de Porto Alegre destacando um atleta que nos representa tão bem”, concluiu.

Já agraciado com a comenda, Danyel Oliveira agradeceu a Deus por todas as oportunidades que recebeu, especialmente ao seu pai, que também é seu técnico e principal incentivador. “Sempre procuro me superar a cada torneio, com ânimo e coragem. Um dia espero dividir meu conhecimento com outras crianças e jovens que tenham interesse”, finalizou.

Texto: Lisie Venegas (reg.prof. 13.688)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

 

Tópicos:enxadristaDanyel Oliveira