Plenário

Comissão Representativa da Câmara realiza sessão

  • Presidente da CMPA, vereador Cassio Trogildo, e vereadores: Paulo Brum e Lourdes Sprenger.
    Vereadora Lourdes Sprenger comentou ações da Cosmam (Foto: Esteban Duarte/CMPA)
  • Vereador Tarciso Flecha Negra
    Tarciso Flecha Negra falou sobre o trabalho da Cece (Foto: Guilherme Almeida/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou, na manhã desta quinta-feira (21/7), sessão da Comissão Representativa, formada por 19 vereadores e que se reúne nos recessos. Devido à reforma no Plenário Otávio Rocha, a sessão ocorreu no Plenário Ana Terra (plenarinho). Parlamentares utilizaram os períodos de Comunicações e os tempos de Lideranças para debater os seguintes assuntos:

CECE - Tarciso Flecha Negra (PSD) comentou os seis anos em que esteve presente na Comissão de Educação, Esporte, Cultura e Juventude (Cece), da qual somente este ano se tornou presidente. “Sempre foi meu sonho a presidência da Cece. Sempre tive preocupação de ir até as escolas e os campinhos e conversar com a comunidade, porque ela vir até aqui é muito difícil”, declarou. O vereador também falou, com o relatório da comissão em mãos, que a Cece fez mais visitas do que reuniões internas: “Conseguimos sanar bastante demandas da comunidade. Resolver 100% é impossível, mas a gente sempre busca a perfeição”. 

COSMAM - Lourdes Sprenger (PMDB) fez um breve comentário sobre as reformas na Câmara, da portaria, dos banheiros e, recentemente, a do Plenário Otávio Rocha. Ela alegou que alguns danos foram causados pela invasão da Casa ocorrida em 2013. Em seu quarto ano na Casa, Lourdes falou da trajetória da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) em 2016, em que foram discutidos temas relacionados a meio ambiente, animais e saúde. “Constatamos problemas nos hospitais Porto Alegre e Parque Belém e a precariedade nas ambulâncias. Também debatemos sobre unidades de conservação, tecnologia para feridas complexas, projeto Adote um Cavalo, Lei das Carroças e alteração da água”, declarou a vereadora, que preside a Cosmam neste ano. 

ÁGUA - Waldir Canal (PRB) disse que a Câmara tem “papel fundamental” na garantia de direitos do consumidor, turismo e saúde, e comentou sobre a má qualidade da água na Capital. “É inadmissível que essa situação dure por muito tempo. Faz-se necessário que o Dmae venha a esta Casa, explanar o que está fazendo pela qualidade da água da cidade. As notícias dão conta de que ainda não se sabe as causas disso”, declarou o vereador. Canal ainda disse que, se a Presidência da Câmara não fizer um requerimento pedindo o comparecimento do Dmae e da Fepam, ele fará. “O Município precisa dar esclarecimentos”, afirmou.

INSEGURANÇA - Delegado Cleiton (PDT) lamentou a falta de viaturas circulando por Porto Alegre e que falta investimento em segurança. “As pessoas das comunidades estão se reunindo com elas mesmas para arranjar soluções para a insegurança”, afirmou Cleiton, citando as iniciativas do apito, no bairro Bom Fim, e do grupo de WhatsApp com a Brigada Militar, em Ipanema. O vereador falou sobre um evento chamado Mateada da Segurança Pública, em que as pessoas chegam, tomam um mate, assinam um abaixo-assinado e discutem os problemas de segurança do local. Já ocorreu em Belém Novo e ocorrerá também no Lami, na Redenção e no bairro Mario Quintana. Cleiton também divulgou a Cavalgada de São Cristóvão, que levanta as bandeiras da paz e da segurança e que acontecerá no próximo domingo (24/7) às 10 horas na Avenida Cavalhada.

Texto: Ananda Zambi (estagiária de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)