Pauta

Comitê de Segurança reabre os trabalhos nesta quarta-feira

Reunião do Comitê Permanente de Segurança Metropolitano, com palestra do diretor da oficina de resiliência de Medellín - Colômbia, Santiago Uribe Rocha. na foto, o presidente da CMPA, vereador Cássio Trogildo
O presidente Cassio Trogildo, em uma das reuniões do comitê (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizará nesta quarta-feira (29/3), a partir das 9h30min, atividade de reabertura do Comitê Permanente de Segurança Metropolitano, estabelecido pelo Legislativo da Capital e pelas seguintes entidades: Associação dos Juízes do RS (Ajuris), Associação dos Delegados de Polícia do RS (Asdep), Associação dos Comissários de Polícia (ACP), Associação Beneficente Antônio Mendes Filho (Abamf), Associação dos Sargentos, Subtenentes e Tenentes da Brigada Militar e Bombeiros Militar (Asstbm), Fórum Latino Americana de Defesa do Consumidor (FEDC) e Parlamento Metropolitano em 2016. O ato, que acontecerá no Plenário Otávio Rocha, contará com a presença do secretário estadual de Segurança, Cezar Schirmer, que fará a apresentação do Plano Estadual elaborado para o setor. A abertura da reunião será feita pelo presidente do Parlamento da Capital, vereador Cassio Trogildo (PTB).

Foram convidados os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além do prefeito municipal, além de diversas autoridades. Ao falar sobre os objetivos do Comitê, o presidente Cassio Trogildo destaca que "o tema segurança é multidisciplinar" e, portanto, deve reunir todos os entes federativos e aqueles que estejam organizados na sociedade civil. Ele observa que, em razão disso, diante da necessidade de o Município se integrar, esteja alinhado e colabore efetivamente, o Parlamento faz a sua parte ao promover debates que permitam estabelecer diagnósticos e ações coletivas para minimizar os efeitos da violência urbana. Para o vereador, é preciso mudar, “romper com a ótica ultrapassada de um discurso fácil de que a segurança é questão do Estado".

O Comitê Permanente de Segurança Metropolitano é composto por representantes da sociedade civil e organizada e trouxe, no ano passado, debates com especialistas, como o ex-secretário de Segurança do Rio de Janeiro José Mariano Beltrame e o antropólogo colombiano Santiago Uribe. O relatório com as conclusões de 2016 e recomendações foram entregues às autoridades de Segurança Pública.

Texto: Felipe Chemale (reg. prof. 11282)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)