Comparecimento

Ângela Baldino divulga Fórum Mundial de Turismo

Porto Alegre será sede de evento mundial sobre turismo, disse Ângela Foto: Elson Sempé Pedroso
Porto Alegre será sede de evento mundial sobre turismo, disse Ângela Foto: Elson Sempé Pedroso

A diretora-geral do Escritório Municipal de Turismo, Ângela Baldino, compareceu nesta segunda-feira (26/6) à sessão ordinária da Câmara Municipal para divulgar o Fórum Mundial de Turismo (FMT), que será realizado em Porto Alegre entre os dias 29 de novembro e 2 de dezembro deste ano. Com abertura oficial no Salão de Atos da PUCRS, na Capital, o Fórum terá sua agenda técnica realizada no Centro de Eventos daquela universidade (Cepuc) e a promoção de ações integradas em outros pontos da cidade.

De acordo com Ângela Baldino, Porto Alegre disputou a realização do Fórum, neste ano, com outras seis cidades. Para Ângela, a mobilização de todas as entidades empresariais e a moção aprovada pela Câmara Municipal em favor da vinda do FMT para Porto Alegre foram fundamentais para a escolha da Capital como promotora do evento. Ela explicou que o Fórum Mundial de Turismo foi lançado em 2003 no Palácio do Planalto, em Brasília, e se tornou uma política de Estado para o turismo brasileiro. O FMT já foi realizado em Salvador (BA), em 2004, e no Rio de Janeiro, em 2005, e tem o apoio da Unesco, da Unicef e da Organização Mundial de Turismo.

O Fórum Mundial de Turismo, ou Destinations 2006 - como também é conhecido - tem o lema “Pela Paz e Desenvolvimento Sustentável” e desenvolverá cinco eixos temáticos: desenvolver o turismo promovendo condições para a paz, o desenvolvimento social, a diversidade cultural, a preservação da biodiversidade e o desenvolvimento econômico. Ângela Baldino destacou que estarão presentes ao Fórum representantes de entidades governamentais e intergovernamentais, de organizações não-governamentais, empresários e profissionais do setor de turismo, além de acadêmicos e estudantes. “Porto Alegre vai se tornar sede do turismo mundial durante o evento”, disse a dirigente, explicando que também serão promovidas, paralelamente, manifestações culturais e exposições, ações de voluntariado e de integração com a cidade e roteiros culturais. Ao final de sua exposição, Ângela Baldino fez um relato das políticas de turismo para Porto Alegre desenvolvidas pelo Escritório Municipal de Turismo.

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)