Comissões

Comunidade do Mato Sampaio pede apoio aos vereadores para evitar despejo

  • Comissão discute os despejos das famílias no bairro Bom Jesus.
    Famílias vivem na área há 40 anos (Foto: Leonardo Cardoso/CMPA)
  • Comissão debate a desobstrução e limpeza das bacias fluviais no Loteamento Moradas do Sul, no bairro Hípica. Na foto, os vereadores: Roberto Robaina, Karen Santos, Paulinho Motorista e Dr. Goulart.
    Vereadores querem abrir canal de negociação com a Prefeitura (Foto: Leonardo Cardoso/CMPA)

A Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação (Cuthab) da Câmara Municipal de Porto Alegre esteve reunida extraordinariamente na manhã desta terça-feira (3/9) com moradores da Vila Mato Sampaio, localizada no bairro Bom Jesus, Zona Leste da cidade, para discutir a reintegração de posse de uma área onde estão localizadas 56 casas. 

Segundo informaram os moradores, semana passada eles foram comunicados em uma reunião com a Procuradoria Geral do Município (PGM), Defensoria Pública e Departamento Municipal de Habitação (Demhab) de que as casas onde vivem serão demolidas no próximo dia 10. Disseram ainda que, de acordo com a PGM, o terreno pertence à prefeitura, que pretende construir no local uma praça, além de abertura de uma rua. 

Conforme Cris Medeiros, conselheira tutelar que falou em nome da comunidade, as famílias vivem no local há mais de 40 anos. “E agora fomos comunicados que farão a reintegração de posse na próxima semana”. Ela disse ainda que as famílias não receberam opção de ajuda. “Só sabemos que teremos de deixar o local. Sequer foram oferecidas alternativas como aluguel social ou realocação”. 

Os moradores disseram também que, segundo foram informados, a decisão de retomada do terreno não será mudada. “Foi o que soubemos pela procuradora do Município Cristiane Catarina”, falou Cris Medeiros. 

O vereador Marcelo Sgarbossa (PT), que pediu a reunião, sugeriu aos demais vereadores que fosse providenciado ainda hoje um documento para ser encaminhado ao Executivo. “Temos que abrir com urgência um canal de negociação antes que seja tarde”, alertou o parlamentar. Ele recebeu o apoio dos vereadores Dr. Goulart (PTB), que presidiu a reunião, Roberto Robaina (PSOL), Karen Santos (PSOL), Professor Wambert (PROS), Valter Nagelstein (MDB), Airto Ferronato (PSB), Engº Comassetto (PT), Paulinho Motorista (PSB) e André Carús (MDB) que representam a Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam), Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e do Mercosul (Cefor), além Cuthab. 

Texto

Regina Andrade (reg. prof. 8.423)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)