Comissão

Comunidade pede melhorias na Barragem Lomba do Sabão

Comissão visita a Lomba do Sabão. Na foto, os vereadores Aldacir Oliboni e José Freitas.
Vereadores José Freitas (frente) e Aldacir Oliboni, durante visita da Cosmam à barragem (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

A Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal realizou, na manhã desta sexta-feira (30/8), visita à Barragem Lomba do Sabão para conhecer as principais reclamações dos mais de 3 mil moradores que residem próximo ao local. O vereador Aldacir Oliboni (PT), que propôs a visita, destacou que as principais demandas dos moradores incluem a falta de manutenção e ações de segurança preventivas.

Conforme o líder comunitário Rui Souza, a barragem tem capacidade de 16 milhões de metros cúbicos de água. Na parte mais funda, a profundidade chega a 3 metros de altura. A água vem de nascente e também da chuva e é usada para irrigar lavouras de arroz. Das 10 mil barragens que existem no Rio Grande do Sul, somente 1.700 estão regularizadas. “Queremos cobrar dos órgãos competentes a manutenção desta barragem. Aqui existe a falta de saneamento básico e o cheiro de enxofre principalmente nos dias de calor é insuportável”, diz Souza.

A prioridade, segundo ele, é de inspeção, o que pode apontar riscos e danos em potencial, entre outros dados úteis para futuros projetos de recuperação. “A população aqui está abandonada pelo Executivo. Sabemos que existe um processo que está judicializado com um pedido de adequações, mas precisamos mais do que isso, pois esta barragem é uma bomba relógio prestes a explodir.

Rosemara de Matos, representante da Cooperativa São Francisco, reclamou das inúmeras inundações que colocam em risco os moradores. "Precisamos de regularização fundiária e de um tratamento digno para essas pessoas. Temos uma rede que sempre trabalhou em conjunto com as escolas, associações e cooperativas, mas agora é a hora de buscarmos ações mais efetivas também junto ao Executivo”, ressalta.

Vereadores

O vereador Oliboni, lembrou que essa é uma demanda antiga da Capital e que só vem crescendo à medida que a população aumenta nessa região. “Essa deve ser a principal pauta da nossa Comissão, pois é uma questão que diz respeito a toda a cidade e coloca em risco a vida de todos. A Câmara tem que buscar alternativas para viabilizar soluções permanentes.”

Oliboni prometeu levar a demanda novamente ao Executivo para solicitar, em caráter de urgência, a realização de uma audiência pública no Legislativo municipal para discutir com a população as questões da barragem e também a criação de um comitê permanente para acompanhar de perto os impactos e estrutura no local. Também estiveram presentes a vereadora Cláudia Araújo (PSD), a ex-vereadora Maristela Maffei e representantes de associações de bairros.

Texto

Priscila Bittencourte (reg. prof. 1806)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:Lomba do Sabãobarragem