Comissões

Comunidade pede que Executivo apresente projeto para UBS Glória

Presidente da Cosmam visitou UBS, que está em prédio alugado e tem espaço precário para atendimento.

Visita à Unidade Básica de Saúde Glória. Na foto, o vereador André Carús (E) e o coordenador da US Glória, Márcio Haubert da Silva.
Márcio Haubert da Silva (d) mostrou precariedades da UBS a André Carús (Foto: Candace Bauer/CMPA)

A Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre agendará uma reunião para que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) apresente o seu projeto de utilização para o terreno contíguo ao do atual prédio da Unidade Básica de Saúde (UBS) Glória. A decisão foi tomada pelo presidente da Cosmam, vereador André Carús (PMDB), durante visita realizada nesta quarta-feira (5/7) pela manhã à atual sede da UBS Glória, que dispõe de equipes do Programa de Saúde da Família.

De acordo com o enfermeiro Márcio Haubert da Silva, coordenador da UBS, há informações de que a SMS pretenderia utilizar o terreno contíguo, de propriedade do Município, para construir uma das oito clínicas de atendimento ampliado em saúde que estariam sendo planejadas para o Município. Desta forma, cada clínica teria, além das atuais equipes de saúde da família, serviços como os de radiologia, laboratório e pequenas cirurgias.

O prédio atualmente ocupado pela UBS Glória vem sendo alugado há mais de 30 anos a um custo que pode chegar a R$ 10 mil mensais. “Precisamos de mais espaço e mais infraestrutura. O problema que traz mais transtornos é o excessivo ruído, que prejudica o atendimento dos usuários”, diz Silva, que também reclama que o espaço restrito e os problemas físicos do prédio impedem que haja mais privacidade nas consultas. O coordenador informa ainda que o terreno da prefeitura está disponível há cerca de 15 anos, mas o projeto estaria desatualizado. Ele observa que o prédio atualmente alugado não permite que se façam as reformas necessárias nem dispõe de sala para ampliar o atendimento médico. “A área de recepção não comporta muitas pessoas, que às vezes precisam aguardar atendimento na rua.”

A coordenadora do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Mirtha da Rosa Zenker, destacou que a utilização do terreno do Município para a construção de uma nova unidade de saúde está na planilha de obras do Executivo há mais de seis anos. “Agora surge uma nova proposta que não foi discutida com a comunidade. Queremos transparência e que o governo explique a proposta de criação de uma clínica de atendimento centralizado.”

O vereador André Carús informou que a Cosmam entregará nesta sexta-feira (7/6), às 16 horas, um relatório ao secretário municipal da Saúde, Erno Harzheim, sobre as visitas feitas pela Comissão a hospitais e a unidades básicas de saúde e de pronto atendimento, com as respectivas demandas colhidas junto aos servidores e aos usuários do sistema. Em relação à UBS Glória, Carús afirmou que é preciso que o secretário explique o projeto da SMS para o terreno disponível. “O espaço físico do prédio atual é precário, e há um terreno novo disponível e um projeto que precisa ser atualizado. A Cosmam quer ajudar a achar uma solução e promoverá uma reunião sobre o assunto.”

Texto: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)