Sessão Solene

Conselho de Clubes de Mães recebe Comenda Porto do Sol

  • Entrega da Comenda Porto do Sol ao Conselho Geral de Clubes de Mães. Na foto: vereador Dr. Humberto Goulart e presidente do CGM, Élida Coimbra Galarça
    Élida representou o CGM na homenagem proposta por Dr. Goulart (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)
  • Entrega da Comenda Porto do Sol ao Conselho Geral de Clubes de Mães.
    Cerimônia foi realizada nesta tarde na Câmara (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)
Na tarde desta sexta-feira (12/05), a Câmara Municipal de Porto Alegre realizou sessão solene para entrega da Comenda Porto do Sol ao Conselho Geral de Clubes de Mães do Rio Grande do Sul (CGM). A homenagem, proposta pelo vereador Dr. Goulart (PTB), destacou a atuação e contribuição desta instituição ao desenvolvimento social da Capital gaúcha.

Ao saudar a participação das mães, convidados e vereadores que prestigiaram a cerimônia, o vereador Dr. Goulart falou sobre a importância da Comenda Porto do Sol, “que é uma honraria conferida à pessoa física ou jurídica que, por sua atuação pública em áreas do conhecimento humano como educação, comunicação, economia, saúde, esportes, ciência, meio ambiente, tecnologia, cultura, religião, trabalho comunitário e direitos humanos, tenham contribuído para o enriquecimento de Porto Alegre”, esclarecendo as razões que motivaram a homenagem deste dia, "às vésperas do Dia das Mães".

Goulart destacou o trabalho do Conselho Geral de Clubes de Mães, “que envolve mais de 67 clubes de mães, o qual, ao longo  de 50 anos, oferece apoio e incentiva a promoção da mulher, integração social, qualidade de vida, educação, cultura, lazer, cuidados com a saúde, geração de renda e aprimoramento profissional, com ações voltadas para jovens e adultos”. Na oportunidade, o parlamentar exaltou as atividades desenvolvidas, por esse Conselho, que possibilitaram a qualificação profissional de mais de 600 adolescentes e 350 adultos,  a  Olimpíadas, a escolha da  Mãe do Ano, o concurso Associada Destaque e a entrega do Troféu Conquista, "distinguindo centenas de pessoas e entidades".
 
A presidente do GCM, Élida Martinez Coimbra Galarça, salientou a importante dedicação da sua diretoria “em prol do movimento”, ao lembrar das dificuldades “como a depredação, roubo e vandalismo contra a sede do CGM”. Élida ressaltou a harmonia, a dedicação e o compromisso das mães “como ferramenta fundamental para continuidade do trabalho em benefício do bem comum”. Na oportunidade, a presidente do Conselho Geral de Clubes de Mães agradeceu os parlamentares, destacou o vereador Dr. Goulart “como amigo do CGM”  e fez uma homenagem póstuma ao professor Francisco Brito “ pelo apoio e dedicação de mais de 15 anos ao CGM”.
 
Participaram do ato as presidentes dos Clubes de Mães associados ao CGM, a vice-presidente do CGM, Selma Werlangue, a coordenadora dos clubes de Mães de Porto Alegre, Marlene Conca,  a coordenadora dos Clubes de Mães de Cachoeirinha, Clair Lopes, o presidente do Conselho Municipal de Defesa do Consumidor, Cláudio Pires Ferreira, os vereadores Airto Ferronato (PSB), André Carús (PMDB), Alvoni Medina (PRB) e Cassiá Carpes (PP).

Texto: Angélica Sperinde (reg.prof.7862)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)