Plenário

Conselho Geral dos Clubes de Mães faz 45 anos

Maria Íris agradeceu homenagem Foto: Elson Sempé Pedroso
Maria Íris agradeceu homenagem Foto: Elson Sempé Pedroso

Os 45 anos do Conselho Geral dos Clubes de Mães do Rio Grande do Sul foram destacados no período de Comunicações da sessão desta segunda-feira (9/5) da Câmara Municipal de Porto Alegre. Proposta pelo vereador Nilo Santos (PTB), a homenagem foi presidida pelo vereador DJ Cássia (PTB) e contou com a presença de autoridades estaduais e municipais, além de integrantes dos Clubes de Mães.

Nilo lembrou que o Conselho Geral dos Clubes de Mães foi fundado em 22 de março de 1966 e, desde então, tem funcionado “como uma válvula de escape para a sociedade”. Segundo o vereador, buscando suprir carências da comunidade, os Clubes de Mães se empenham em prestar serviços à comunidade, em especial os voltados à criança e ao adolescente. O vereador ressaltou que os Clubes de Mães surgiram com a finalidade principal de promover a plena cidadania da mulher, mas sempre se preocuparam com as causas sociais.

Atualmente, informou Nilo, o Estado congrega 18 conselhos, aos quais estão ligados 130 Clubes de Mães. Conforme o vereador, são muitas as atividades promovidas pelo Conselho Geral que visam à qualidade de vida, à saúde, à educação, à geração de renda e à formação profissional. Na opinião do vereador, a dedicação dos Clubes deve ser homenageada. “Essas mulheres não abrem mão de cuidar de toda a sociedade”, disse. “Que essa luta nunca pare.”

O Conselho Geral dos Clubes de Mães foi saudado também pelo vereador Nelcir Tessaro (PTB). Na sua opinião, as mulheres dos clubes trabalham pelos outros como se fosse para seus próprios filhos, buscando atender demandas em meio a uma sociedade em crise. “Cada vez mais a droga consome as famílias”, lamentou, enfatizando serem as crianças e jovens as principais vítimas. Segundo Tessaro, com persistência, os Clubes de Mães evitam que muitos adolescentes e crianças passem a consumir drogas.

A presidente do Conselho Geral dos Clubes de Mães do RS, Maria Íris Oliveira Rosa, agradeceu o reconhecimento da Câmara e a presença de autoridades e colegas. Maria Íris destacou a grande parceria das mulheres nos Clubes de Mães.  “Nosso movimento não é só de trabalho; a gente tem muita união”, afirmou. Conforme Maria Íris, o objetivo do Conselho é continuar a ajudar a sociedade por, pelo menos, mais 45 anos.

Além de DJ Cassiá e Maria Íris, compuseram a Mesa da solenidade a vice-presidente do Conselho Geral dos Clubes de Mães do RS, Selma Werlang; a Mãe do Ano do RS, Luiza Fabriz Rosa; a diretora do Departamento de Assistência Social da Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Marlene Sauer; e o deputado Cassiá Carpes, representando a Assembleia Legislativa.

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)