Plenário

Correio do Povo será agraciado com Comenda pela Câmara

Movimentação de plenário. Na foto, vereador Alvoni Medina.
Vereador Alvoni Medina (REP) (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

Tramita, na Câmara Municipal de Porto Alegre, projeto de resolução de autoria do vereador Alvoni Medina (REP) que concede a Comenda Porto do Sol ao jornal Correio do Povo. Fundado em 1895, pretendia ser, conforme o desejo de seu fundador Caldas Júnior, um jornal imparcial, atingindo assim todas as massas.

Em 1910, trouxe a primeira impressora rotativa ao Rio Grande do Sul e foi um dos primeiros jornais brasileiros a trabalhar com o jornalismo literário em seus artigos. Em 1915, surgiu o Almanaque do Correio do Povo, anuário distribuído gratuitamente aos assinantes, aproveitando os recursos de uma rotativa Marinoni, adquirida na Europa, que possibilitava a impressão de 48 páginas, em cores.

“Desde 1946, tem a sua redação instalada no Edifício Hudson, um dos gigantes históricos do Centro de Porto Alegre. Em 1952, ano em que surgiu o curso de jornalismo da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), o Correio do Povo era o jornal de maior tiragem e mais influente no Estado do Rio Grande do Sul desde o final do século XIX. Sobreviveu a uma crise que chegou a paralisar suas atividades entre 1984 e 1986, quando ressurgiu repaginado e fortalecido pelo clamor popular”, relata Medina.

Em março de 2007, o Correio do Povo passou a fazer parte do Grupo Record, juntamente com outras empresas do grupo, a TV Guaíba e as rádios Guaíba AM e FM. Em outubro de 2009, estreou o seu novo site e, com ele, passou a ter a atualização do noticiário em tempo real e a edição digital do mesmo com acesso livre e gratuito a todos os internautas. Já no ano seguinte, o jornal Correio do Povo passou a ser impresso totalmente em cores, com rotativas modernas vindas da Alemanha, juntamente do seu novo projeto gráfico.

Texto

Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)