Comissão

Cosmam confere retomada de atendimentos no Hospital Beneficência Portuguesa

Visita ao Hospital Beneficência Portuguesa. Na foto, os vereadores Nelcir Tessaro, André Carús e Hamilton Sossmeier se reúnem com a administradora do hospital, Melissa Fuhrmeister.
Vereadores conheceram as instalações do Beneficência (Foto: Leonardo Cardoso/CMPA)

A Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre visitou na manhã desta sexta-feira (22/2) o Hospital Beneficência Portuguesa, localizado na Avenida Independência, no Centro Histórico de Porto Alegre. De acordo com o presidente da comissão, vereador André Carús (MDB), a visita teve por objetivo conferir as reformas feitas na unidade de saúde e a retomada dos atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), através de convênio com a Prefeitura de Porto Alegre. Os atendimentos foram suspensos em 2018 e, após passar por crise financeira, o hospital passou a ser administrado pela Associação Beneficente São Miguel (ABSM). “Estamos cumprindo nosso papel de fiscalização e esta gestão está de parabéns pelos resultados que vimos aqui hoje”, disse o parlamentar. 

A unidade de saúde firmou um convênio com a Prefeitura da Capital e há sete dias passou a atender pelo SUS como forma de pagamento de uma dívida de mais de R$ 9,2 milhões da instituição com o município. De acordo com Marcos Slompo, do setor de contratos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a expectativa é que sejam oferecidos em torno de 5,6 mil procedimentos mês como forma de pagamento. “A previsão é descontar R$ 128 mil mês do valor da dívida, o que dá em torno de seis anos sem cobrar nada do SUS para compensar recursos pagos no passado por serviços prestados”, disse Slompo. 

O hospital tem 80 leitos disponíveis e, desses, somente cinco estão ocupados. O Beneficência presta atendimento pelo SUS na área dermatológica, retiradas de nervos, lipomas, pequenos procedimentos cirúrgicos de pele e serviços em urologia. 

Na oportunidade, os vereadores foram recebidos pela administradora do hospital, Melissa Fuhrmeister, que ressaltou a importância da divulgação da disponibilidade de atendimento. “É bom que as pessoas saibam que o hospital tem atendimento 24 horas através de convênios também”, disse ela, citando alguns como Unimed, IPE, Cassi e Amil. A gestora comunicou ainda que o laboratório do hospital tem capacidade para realizar 18 mil exames/mês. Melissa disse ainda que está em andamento a previsão de um convênio com a Rede de Franquias de Tratamento Integral de Feridas Cicatrimed. “Seremos pioneiros em Porto Alegre”, comemorou ela. 

No encontro, o vereador Nelcir Tessaro (DEM) sugeriu que a Prefeitura firme um outro convênio paralelo com o hospital no atendimento de oftalmologia. “Hoje temos em torno de 12,5 mil consultas represadas pelo SUS. Serviria também como forma de agilizar o pagamento da dívida”, ressaltou Tessaro. 

O vereador Hamilton Sossmeier (PSC) também acompanhou a visita. “Temos que divulgar, pois é importante que a população saiba que dispõe de mais um hospital”, disse ele.

Texto: Regina Andrade (reg. prof. 8423)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)