Comissões

Cosmam defende maior divulgação do Novembro Azul

Campanhas de prevenção e ampliação do atendimento nos postos de saúde foram debatidas.

  • Comissão de Saúde e Meio Ambiente trata sobre o Novembro Azul.
    Thiago Frank (microfone) destacou que hábitos saudáveis previnem doenças (Foto: Candace Bauer/CMPA)
  • Comissão de Saúde e Meio Ambiente trata sobre o Novembro Azul. Na foto, os vereadores, André Carús (ao microfone) e Lídio Santos.
    Vereadores André Carús (PMDB), presidente da Cosmam, e Lídio Santos (PT) (Foto: Candace Bauer/CMPA)

O mês de novembro, dedicado às questões que envolvem a saúde do homem, foi debatido na reunião ordinária da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre, na manhã desta terça-feira (14/11). Conforme o presidente da Cosmam, vereador André Carús (PMDB), a discussão sobre o Novembro Azul deve ser estimulada em todos os setores da sociedade, "a exemplo do que ocorre, com mais intensidade, durante o Outubro Rosa, que versa sobre o câncer de mama em mulheres". Observando sobre a seriedade desses temas, o parlamentar destacou que os cuidados com a saúde das mulheres e dos homens não devem se restringir aos meses das campanhas de conscientização, salientando que a atenção deve ser permanente, ao solicitar esclarecimentos sobre as ações do Executivo Municipal alusivas ao Novembro Azul.

O médico Thiago Frank, diretor da Atenção Primária da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), esclareceu que o Novembro Azul não pode ser lembrado somente pelo fato de incentivar o combate ao câncer de próstata. Ele ressaltou a importância de alertar a população sobre os necessários hábitos saudáveis como principal fonte de prevenção às doenças que afetam os homens. O médico informou, ainda, que evidências científicas e protocolos afins atestam que os exames de "toque" e Prostate-Specific Antigens (PSA), utilizados para detectar casos de câncer de próstata, não são indicados para prevenção dessa doença, "a não ser que o indivíduo tenha histórico familiar ou sintomas suspeitos".

Frank disse que o Novembro Azul deve alertar sobre a necessidade de cuidados gerais com a saúde do homem, ao atentar para o fato de que os cidadãos não frequentam as Unidades Básicas de Saúde. O diretor da SMS citou, entre as alternativas para cuidados com a saúde do homem, a possibilidade de atendimento nos postos de saúde com atendimento estendido até as 22 horas e nas ações pontuais, para atendimento aos sábados, em diferentes Unidades de Saúde Básica de Porto Alegre.

Cláudia Franco, representante do Sindicato dos Enfermeiros do Rio Grande do Sul, defendeu o atendimento aos homens trabalhadores nos postos de saúde com atendimento em horário estendido, além de reivindicar maiores investimentos para a Estratégia da Saúde da Família, como alternativas para ampliação da divulgação do Novembro Azul. João Farias, representante do Conselho Municipal de Saúde, defendeu atividades e atenção à integralidade da saúde do homem, preparo específico para questões da saúde dos idosos, melhor infraestrutura e ampliação da comunicação sobre as doenças e possibilidades de prevenção, destacando a importância da atenção maior aos casos de saúde mental existentes na Cidade. O vereador Lídio Santos (PT) defendeu melhorias no atendimento à saúde da comunidade Cruzeiro do Sul, salientando a falta de divulgação e esclarecimentos sobre o Novembro Azul e criticando o fechamento do laboratório de exames na região, "o que dificulta a realização de diagnósticos de doenças".

Executivo

Cassiano Ferreira, do gabinete do prefeito, disse que o Executivo está disponível para colaborar na construção de alternativas viáveis à solução de demandas da sociedade, ao destacar a importância da aproximação do Conselho Municipal da Saúde e do repasse de dados estatísticos para desenvolver ações positivas aos casos pontuais, destacando a importância de somar esforços da sociedade civil e organizada para ampliar a divulgação dos temas que envolvem o Novembro Azul. Ao lembrar sobre a complexidade do trabalho do Executivo, em benefício da saúde de todos, Cassiano falou que o governo está atento a todos os fatores que influenciam na saúde dos homens e das mulheres, ao citar infraestrutura, saneamento, acessibilidade e itens afins, como focos que também devem ter atenção.

O vereador André Carús acentuou que a Cosmam defende a ampliação da divulgação do Novembro Azul e os benefícios dos hábitos saudáveis à saúde do homem, ressaltando os resultados positivos obtidos através do diálogo com o Executivo, ao citar a aprovação do Projeto de Lei que prevê a criação de 75 cargos de técnicos de enfermagem, para oferecer melhorias à atenção básica da saúde, além de reafirmar a importância do funcionamento dos dois postos de saúde com atendimento até as 22 horas, lembrando que a cidade aguarda a abertura desse atendimento em outras seis unidades, "de acordo com as promessas de campanha".

Também participaram desta reunião os vereadores Paulo Brum (PTB), José Freitas (PRB), Mauro Pinheiro (Rede), assessores parlamentares, representantes institucionais, técnicos da Secretaria Municipal da Saúde e cidadãos interessados no tema.

Texto: Angélica Sperinde (reg. prof. 7862)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)