Cosmam

Fórum discute recursos para defesa do bem-estar animal

Esterilização de animais foi um dos temas debatidos na reunião do fórum Foto: Caroline da Fé
Esterilização de animais foi um dos temas debatidos na reunião do fórum Foto: Caroline da Fé

Os participantes do Fórum pelo Bem-Estar dos Animais discutiram, nesta segunda-feira (26/6) à noite, possíveis fontes de recursos que permitam manter um novo Núcleo de Proteção e Bem-Estar Animal vinculado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smam). Os recursos seriam utilizados, segundo prioridade eleita pelo Fórum, na esterilização em massa de animais domésticos abandonados nas ruas de Porto Alegre. O novo Núcleo também se responsabilizaria pela eutanásia e cremação de animais em estado terminal.

O coordenador do Fórum, vereador Claudio Sebenelo (PSDB), lembrou que o prefeito José Fogaça já se comprometeu em viabilizar a idéia e defendeu que o órgão tenha dotação orçamentária prevista pela Câmara. Sebenelo também sugeriu que o Executivo estabeleça convênios com as universidades para a realização desse tipo de serviço. Presente à reunião, o secretário da Smam, Beto Moesch, garantiu apoio à criação do Núcleo e ressaltou a importância da institucionalização do novo órgão, a fim de que possa estabelecer políticas públicas em favor do bem-estar animal.

Entre as propostas sugeridas pelos participantes do Fórum estão a criação de um Fundo Municipal pelo Bem-Estar Animal, a realização de um mutirão, feito por voluntários, para a esterilização de animais domésticos abandonados e a tributação municipal sobre os produtos das indústrias de ração animal. Sebenelo e a vereadora Mônica Leal (PP) prometeram agendar reunião, na próxima semana, com o secretário municipal da Saúde, Pedro Gus, quando deverá ser discutida a falta de condições de trabalho que o Centro de Controle de Zoonoses enfrenta para cuidar dos animais domésticos recolhidos nas ruas. “Não queremos mais sacrifício de animais em Porto Alegre. Essa cobrança das organizações não-governamentais é de toda a sociedade”, disse o vereador, conclamando os representantes das ONGs a estarem presentes à reunião com o secretário.

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Palestrantes de seminário apelam pelo equilíbrio da natureza

Prefeito aceita criar núcleo de defesa do bem-estar animal na Smam

Fórum defende programa de esterilização de animais de rua

Defensores dos animais criticam Centro de Controle de Zoonoses