VOLUNTARIADO

Cosmam promove oficina de horta e compostagem na Cooperativa Paulo Freire

Evento ocorre nesta sexta-feira, 08/12, das 10h às 12h, na Av. Voluntários da Pátria 2.552

A Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara e a Cooperativa Paulo Freire – Destinação de Resíduos Eletrônicos – realizam nesta sexta-feira, 8 de dezembro, das 10h às 12h, oficina prática de compostagem e horta urbana. A oficina de compostagem será ministrada pela Re-Ciclo e a de horta urbana, pela Associação das Hortas Coletivas do Centro Histórico. O evento tem como objetivo revitalizar parte da área em que funciona a Cooperativa Paulo Freire e incentivar essas práticas sustentáveis e inclusivas na região do 4º Distrito. O encontro ocorre no pátio da Cooperativa Paulo Freire (Av. Voluntários da Pátria 2.552) e também conta com o apoio da Emater, que doou mudas, e do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) , que doou adubo. 

O Vereador André Carús, presidente da Cosmam, explica que a ação social tem como objetivo ajudar a Cooperativa Paulo Freire a se reinventar, após o rompimento do convênio que a entidade mantinha com o DMLU. “A Paulo Freire é referência na reciclagem de resíduos eletroeletrônicos, prestando importante serviço socioambiental para a Capital. O repasse mensal de R$ 2.500 que a prefeitura fazia para a manutenção do local foi suspenso. A instalação da horta e da composteira auxiliará na alimentação das pessoas em situação de vulnerabilidade que ali trabalham”, destacou. Carús diz que a intenção é incentivar estas práticas sustentáveis na região, que além de carente tem algumas peculiaridades, como grande concentração de catadores e problemas de criminalidade.  

Como participar:
Para participar, basta levar um quilo de alimento não perecível e luvas para proteger as mãos. Contribuições espontâneas para a Cooperativa também serão bem-vindas. Algumas ferramentas estarão disponíveis. Mas, se for possível, colabore levando pás e outros utensílios de horta. Sugerimos também o uso de roupas confortáveis, protetor solar e chapéu. Importante também levar garrafinha de água para hidratação durante as práticas.