Comissões

Cosmam quer acelerar construção de nova UBS do Rubem Berta

  • Comissão visita a Praça Nelson Marchezan.
    Área de cerca de 2,6 mil metros quadrados, na Praça Nelson Marchezan, deverá ser desafetada (Foto: Leonardo Cardoso/CMPA)
  • Comissão visita a Unidade Básica de Saúde Costa e Silva.
    Atual prédio da UBS, com cerca de 200 metros quadrados, foi concebido há 20 anos para sediar creche comunitária (Foto: Leonardo Cardoso/CMPA)

O presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara Municipal de Porto Alegre (Cosmam), vereador André Carús (MDB), previu, nesta sexta-feira (3/5), a entrada em tramitação, nos próximos meses, de um projeto de lei legislativo (PLL) propondo a desafetação de uma área de cerca de 2,6 mil metros quadrados da Praça Nelson Marchezan, no Bairro Rubem Berta, em Porto Alegre. Segundo Carús, o PLL será assinado por todos os membros da Cosmam. 

O objetivo da proposta é liberar a área da praça à construção de um novo prédio para abrigar de forma definitiva a Unidade Básica de Saúde Costa e Silva, localizada numa área contígua àquele local. Acompanhado dos vereadores José Freitas (PRB) e Nelcir Tessaro (DEM), o presidente da Cosmam esteve reunido com os gestores da unidade. Eles esclareceram que o atual prédio de aproximadamente 200 metros quadrados está defasado porque não foi concebido para funcionar como posto de saúde e, sim, como creche comunitária, há 20 anos, o que causa diversos transtornos no atendimento à população, por conta da área acanhada, problemas de infiltração, instalações elétricas inadequadas e a pintura interna sem manutenção. 

Presente ao encontro, o gerente de saúde comunitária do Grupo Hospitalar Conceição, Antônio Selistre, anunciou a liberação imediata de uma verba de R$ 500 mil para reformar o atual prédio da UBS. Entretanto, ele lamentou que, se o terreno em questão estivesse à disposição, o GHC poderia começar, em curtíssimo prazo, com verba federal já garantida há alguns anos, a construção das novas instalações, com até 1,5 mil metros quadrados, englobando atendimento de casos de baixa complexidade e alguns procedimentos de média complexidade.

“É o que será realizado se o terreno, pertencente ao município, for liberado por força de lei do Legislativo”, garantiu Selistre. Atualmente, passam pela UBS do Rubem Berta 150 pacientes por dia entre o acolhimento e o atendimento imediato ou pré-agendado.

Texto

Fernando Cibelli de Castro (reg. prof. 6881)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:Costa e SilvaPraça Nelson MarchezanUBSRubem Berta