COSMAM

Cosmam realiza reunião extraordinária para tratar sobre a extinção do Instituto de Saúde da Família

A reunião acontecerá na próxima segunda-feira (23), às 10h, no plenário Ana Terra

Comissão debate Setembro Amarelo, o mês de conscientização sobre suicídio. Na foto, com a fala, o vereador André Carús.
Comissão debate Setembro Amarelo, o mês de conscientização sobre suicídio. Na foto, com a fala, o vereador André Carús. (Foto: Leonardo Cardoso/CMPA)

    O presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador André Carús (MDB), comunicou, no início da tarde desta terça-feira (17), que a comissão realizará, na próxima segunda-feira (23), a partir das 10h, uma reunião extraordinária para tratar sobre a extinção do Instituto Municipal da Estratégia de Saúde da Família de Porto Alegre (Imesf).

   Na manhã de hoje, após uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), fruto de uma ação ingressada pela Associação Brasileira em Defesa dos Usuários de Sistemas de Saúde (Abrasus) e outras 16 entidades sindicais e de classe, a prefeitura da Capital terá de extinguir o órgão.

    De acordo com Carús, o Executivo garantiu que a população não será prejudicada e que não haverá interrupção dos serviços dessas 77 unidades de saúde que serão fechadas. "Durante uma reunião na manhã de hoje, o prefeito nos garantiu que muitas dessas pessoas que serão demitidas do IMESF serão recontratadas através de um contrato de emergência. Após, a prefeitura disponibilizará um edital que fará uma contratação definitiva para a prestação do serviço de atenção básica do município de Porto Alegre", explica Carús.