Comissões

Cosmam visita Divisão de Pesquisa do Dmae

Comissão visitou estação de tratamentos do DMAE Foto: Elson Sempé Pedroso
Comissão visitou estação de tratamentos do DMAE Foto: Elson Sempé Pedroso

Vereadores que integram a Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal visitaram, nesta terça-feira (11/12) à tarde, a Divisão de Pesquisa (DVP) do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) e a Estação de Tratamento de Água (ETA) Menino Deus. Eles foram recepcionados, no local, pelo diretor-presidente do Dmae, Flávio Presser, e pelo assistente técnico da DVP, Fernando Willrich, entre outros funcionários do órgão.

Presser explicou que a DVP é responsável pelo controle do manancial do Lago Guaíba, fazendo a análise periódica da água em seus laboratórios e dando apoio aos testes sobre a qualidade da água, como o que verifica a balneabilidade. Segundo Willrich, a balneabilidade da orla do Guaíba precisa ser confirmada todas as semanas. "O impacto na captação de água tem relação direta com o esgoto. A principal interferência vem do Rio Gravataí."

Em Porto Alegre, a água a ser tratada é captada em dois mananciais: no Lago Guaíba, de onde vem 96,4% da água bruta, e na Represa da Lomba do Sabão, que colabora com 3,6% da água captada. Presser explicou que a água é captada em sete Estações de Bombeamento de Água Bruta (EBABs), sendo seis pontos no Lago Guaíba e um na Lomba do Sabão (divisa entre Porto Alegre e Viamão). Segundo ele, o Dmae atende 99,5% da população abastecida.

Estavam presentes à visita o presidente da Cosmam, vereador Dr. Raul (PMDB), e os vereadores Aldacir Oliboni (PT), Newton Braga Rosa (PP) e Claudio Sebenelo (PSDB).

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)