Projetos

Criação de Sistema Informatizado de Vacinação é sugerida em projeto de lei

Projeto de Paulinho Motorista está em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre

  • Câmara Municipal oferece vacina contra a gripe para trabalhadores da limpeza urbana.
    Doses de vacinas aplicadas em usuários da rede pública deverão ser registradas (Foto arquivo CMPA) (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • Movimentações de plenário.  Na foto, o vereador Paulinho Motorista.
    Vereador Paulinho Motorista na tribuna do Plenário Otávio Rocha (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Proposta do vereador Paulinho Motorista (PSB), em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre, institui na cidade o Sistema Informatizado de Vacinação. “Este projeto tem como finalidade sanar os diversos problemas causados pela forma como ocorrem os registros nas carteiras de vacinação, bem como pelo material ineficaz utilizado na sua confecção”, explica ele. “A carteira de vacinação contém informações de grande relevância que precisam ser preservadas, mas, infelizmente, na maioria das vezes, são perdidas, seja pelo mau uso, pelo armazenamento inadequado ou até mesmo pelo extravio”, completa Paulinho.

Conforme o projeto de lei, o Sistema Informatizado de Vacinação deverá registrar eletronicamente em um banco de dados alimentado por todas as unidades de saúde de Porto Alegre as doses de vacinas aplicadas em usuários da rede pública. O texto diz igualmente que “fica a cargo da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) a criação da infraestrutura necessária para a informatização e a implantação do sistema”. Ainda como competência da SMS, a proposta estabelece que a SMS deverá gerenciar o banco de dados sugerido, além de oferecer treinamento aos profissionais que realizarão sua manutenção e atualização.

Texto

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)

Edição

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)