Educação

Cristovam Buarque defende federalização do ensino

Cristovam Buarque criticou descaso com o ensino Foto: Elson Sempé Pedroso
Cristovam Buarque criticou descaso com o ensino Foto: Elson Sempé Pedroso

Federalizar a educação de base no Brasil. Segundo o senador Cristovam  Buarque (PDT), será essa a grande revolução e única oportunidade de promover escola para todos no País. “Se deixar sob responsabilidade dos prefeitos e governadores, não vai haver dinheiro em nenhum estado”, alertou. Propôs, no entanto, a administração descentralizada do setor: “O prefeito gerencia, mas o salário do professor é federal. A qualificação dos prédios e dos equipamentos é da União, não do prefeito apenas.”

Buarque, que participou nesta sexta-feira (7/3) de seminário promovido pelo Movimento Educação Já, na Câmara Municipal, explicou que a proposta é de uma mudança gradativa, podendo ser concluída entre 15 e 20 anos. “Mas em quatro anos, o governo federal que seja pode fazer a revolução em mil cidades”, assegurou. Defensor da escola em tempo integral, o senador criticou o descaso dos governantes com o ensino e a redução de salas de aula no Rio Grande do Sul. “Isso pode ser um bom arranjo financeiro, mas é uma tragédia do ponto de vista educacional.”

O seminário O Brasil tem Solução - A Educação é o Caminho foi aberto pelo coordenador do Movimento Educação Já, Luiz Afonso Medeiros, e contou ainda com a presença de educadores, deputados estaduais e federais, entre outros participantes. Cristovam Buarque, que foi recepcionado pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Sebastião Melo (PMDB), participou de passeata pelo centro da Capital após o evento.

Andréia Bueno (reg. prof. 8148)