Comissões

Cuthab debate problemas de transporte no Aberta dos Morros

Vereadores estiveram no bairro para ouvir demandas da comunidade Foto: Lívia Stumpf
Vereadores estiveram no bairro para ouvir demandas da comunidade Foto: Lívia Stumpf

A Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação (Cuthab) da Câmara Municipal de Porto Alegre realizou reunião extraordinária, na noite de quarta-feira (18/11) no Clube Rodeio, na Estrada Edgar Pires de Castro, no Bairro Aberta dos Morros por solicitação da comunidade.
O vereador Engenheiro Comasseto (PT), vice-presidente da Cuthab, disse que recebe semanalmente muitas reclamações com relação aos serviço de transporte público oferecido para a Região Sul e Centro-Sul.

As 27 entidades que estavam presentes solicitaram à Cuthab que fossem disponibilizadas mais linhas, horários e um serviço de lotação para a Região Sul Centro-Sul. Outra reivindicação dos moradores é de que nos finais de semana, nos turnos da noite e  feriados,  os ônibus não sejam reduzidos e que os horários sejam mantidos.  

O presidente da Cuthab, vereador Waldir Canal (PRB), junto com os integrantes da comissão e os representantes das entidades lamentaram que a EPTC não tenha comparecido à reunião, apesar de ter sido convidada e nem mandado uma justificativa da ausência. Canal disse reconhecer que as reivindicações da comunidade  são antigas e a Cuthab, junto com a Câmara, tem o dever de repassar para o Executivo as demandas das comunidades. “As conquistas são feitas através de lutas diárias”, ressaltou.

O representante da Secretaria Municipal do Planejamento, Glauber Melo, e também integrante do Conselho Municipal do Transporte Urbano (Comtu) se comprometeu em receber a demanda da Comissão e votar favoravelmente à extensão das linhas necessárias para atender a população da região.

O gerente do Consórcio Sistema de Transportador Sul (STS), Antônio Augusto, afirmou que a STS se propõe a atender todas as demandas necessárias, mas que a EPTC tem que realizar os estudos técnicos necessários para a implantação de novas linhas e horários. Segundo Antônio Augusto o grande problema da região é a falta de infraestrutura que não permite melhorias no sistema de transporte da região sul e centro-sul.

Ao finalizar a reunião, o vereador Canal acordou que será formado um colegiado das 27 entidades junto com a Cuthab para que as reivindicação, que são antigas, sejam levadas diretamente ao prefeito José Fogaça. Essa reunião, segundo Canal terá como objetivo pressionar o Executivo para que seja elaborado um projeto para o transporte coletivo da Região Sul e Centro-Sul.

Também participaram da reunião os vereadores João Pancinha (PMDB), Paulinho Rubem Berta (PPS), Carlos Todeschini (PT), Dr. Thiago (PDT) e o suplente de vereador Delegado Fernando (PTB).

Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)