Comissões

Cuthab defende reivindicação da Vila dos Herdeiros

Na Smim, vereadores pediram a qualificação do transporte coletivo e o fim de linha de ônibus com baldeação.

  • Reunião sobre possíveis mudanças no transporte coletivo, como a baldeação da Linha Herdeiros e de outras oito linhas da região de Porto Alegre.
    Os parlamentares e a comunidade foram recebidos pelo secretário Sabino (d) (Foto: Andielli Silveira/CMPA)
  • Reunião sobre possíveis mudanças no transporte coletivo, como a baldeação da Linha Herdeiros e de outras oito linhas da região de Porto Alegre. Na foto, em destaque, o vereador Aldacir Oliboni.
    Dr. Goulart (e), presidente da Cuthab, Oliboni e Paulinho na reunião (Foto: Andielli Silveira/CMPA)

A Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação da Câmara Municipal de Porto Alegre (Cuthab) reuniu-se, no final da tarde desta sexta-feira (18/8), com o secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim), Elizandro Sabino, e, com o presidente da  Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Marcelo Soletti, para tratar da reivindicação dos moradores da Vila dos Herdeiros, da Zona Leste. A comunidade é contrária à implementação do sistema de tronco-alimentação (baldeação) da linha de ônibus 376 Herdeiros até o Terminal Antônio de Carvalho e, depois, para o Centro Histórico.

O vereador Dr. Goulart (PTB), presidente da Cuthab, esclareceu que o encontro na Smim foi agendado a partir do encaminhamento de  audiência pública realizada no início de julho deste ano, "a pedido dos vereadores Marcelo Sgarbossa (PT) e Aldacir Oliboni (PT), para debater medidas e encaminhamentos de soluções à insatisfação da população local, como falta de qualidade, preço de tarifa e precariedade no atendimento aos usuários, sucateamentos dos ônibus e, principalmente, da implementação de linhas alimentadoras".

O presidente da  Associação dos Moradores da  Vila Herdeiros, Rui Antônio de Souza, criticou a iniciativa, observando que aumentou em uma hora o tempo de viagens dos usuários que se deslocam para o Centro. Ele destacou a possibilidade do aumento do custo com transporte, "caso os cidadãos tenham que utilizar uma terceira passagem".

A vereadora Fernanda Melchionna (PSOL) e o vereador Paulinho Motorista (PSB), que integram a Comissão, reforçaram o apoio à reivindicação da comunidade e reiteraram o pedido de reimplantação de linha direta para atender a população.

O secretário Elizando Sabino, ao salientar que o tema é recorrente e há um trabalho técnico específico para tratar do caso da Vila dos Herdeiros, acolheu as críticas e sugestões sobre o transporte público coletivo, concordando com as necessidades de melhorias aos processos e atendimento ao público.

O presidente da EPTC, Marcelo Soletti, esclareceu as dificuldades relativas ao "transbordo no Centro da cidade", ao informar  que "as empresas são reincidentemente multadas pelo descumprimento de contratos", destacando as ações judiciais envolvendo esses casos.  Soletti explicou ainda que a empresa que atende a Vila dos Herdeiros perdeu 60% da frota, em função da queima de três ônibus, destacando a necessidade de adequações. Ele observou que as avaliações do processo de implantação das alimentadoras não foram finalizadas, ressaltando que há providências para qualificação do atendimento, reformas no terminal de ônibus e ações para integração com as empresas de ônibus da Região Metropolitana.

Como encaminhamento da reunião, Sabino comprometeu-se em responder os questionamentos e reivindicações da comunidade em 20 dias. O secretário destacou que o Executivo tem o compromisso de tratar desse assunto com toda a atenção, e concordou com os integrantes da  Cuthab e representantes da  comunidade sobre a importância de estimular o uso do transporte coletivo na cidade, com melhores equipamentos e serviços.

Também participaram da reunião os vereadores Aldacir Oliboni e Marcelo Sgarbossa, técnicos da EPTC e moradores da Vila dos Herdeiros.

Texto: Angélica Sperinde (reg. prof. 7862)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)