Plenário

Desafetação de área do Parque Chico Mendes é aprovada

Entrada lateral da Câmara Municipal de Porto Alegre. Palácio Aloísio Filho.
Portal da Câmara de Porto Alegre (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Uma parte da área do Parque Chico Mendes, localizado na região nordeste da Capital, será desafetada para que a prefeitura municipal construa no local uma unidade de seus centros administrativos regionais (CAR). O limite a ser excluído da área verde, conforme o projeto do Executivo aprovado na tarde desta segunda-feira (16/5) pela Câmara Municipal de Porto Alegre, é de pouco mais de 4 mil metros quadrados. Ali está prevista, além da instalação do CAR, a posterior transferência da sede do Conselho Tutelar da Microrregião 10 e a construção de uma Unidade Básica de Saúde. O projeto teve as emendas 1 e 2 aprovadas. 

Conforme a justificativa do prefeito José Fortunati, a região nordeste é uma das que mais cresce em Porto Alegre e a que apresenta os piores indicadores sociais da cidade. Desta forma, faz-se necessário a construção de um espaço para o Centro Administrativo Regional Nordeste que seja mais adequado às necessidades desta região e que atenda melhor os anseios desta comunidade.

Localização

O Projeto de Lei desafeta uma parcela da área verde do Parque Chico Mendes. O lote a ser desagregado do parque mede 4.024,16m² e está localizado dentro da quadra 153, entre as ruas Alceri Garcia Flores e Martim Félix Berta, bairro Mário Quintana.

Texto: Milton Gerson (reg. prof. 6539)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)