Comissões

Desenvolvimento da Capital e Mercosul estarão em pauta na Cefor

Villela, Nagelstein, Nedel e Cecchim integram a comissão Foto: Desirée Ferreira
Villela, Nagelstein, Nedel e Cecchim integram a comissão Foto: Desirée Ferreira
O desenvolvimento econômico de Porto Alegre será o principal alvo da Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e do Mercosul (Cefor) da Câmara Municipal neste ano. A meta foi apresentada na manhã desta terça-feira (5/2) pelo presidente da Cefor, vereador Valter Nagelstein (PMDB), durante a apresentação aos demais vereadores da proposta de cronograma de atividades a serem desenvolvidas pela Comissão em 2013.

Entre as propostas de Nagelstein está a de que a Cefor promova um intercâmbio entre a Câmara de Porto Alegre e outros Legislativos do Cone Sul – especialmente Argentina, Uruguai e Chile –, a fim de conhecer experiências exitosas de outras cidades no enfrentamento de problemas semelhantes aos de Porto Alegre. De acordo com Nagelstein, a ideia é que a Comissão agende uma ou duas visitas a alguns desses parlamentos no primeiro semestre do ano, bem como realize seminários sobre temas relacionados ao desenvolvimento da cidade. Todos os seminários serão abertos ao público e com entrega de certificado aos participantes.

No segundo semestre, a Cefor deverá convidar parlamentares de Câmaras Municipais de outros países do Cone Sul para que venham a Porto Alegre debater com os vereadores da capital gaúcha. "Queremos dar maior ênfase ao Mercosul nos debates deste ano", disse o presidente da Cefor, acrescentando que os artigos produzidos pelos palestrantes poderão gerar um livro a ser editado pela Comissão ao final do ano.

Copa

O primeiro seminário, agendado para o dia 26 de março, será realizado na Faculdade de Ciências Econômicas da Ufrgs e deverá tratar da preparação da Capital para a Copa do Mundo de 2014. Nagelstein propõe que a Cefor discuta a infraestrutura da cidade para o evento e o andamento das obras na Capital, bem como analise as experiências de outras cidades do Mercosul que sediaram jogos de outras edições da Copa do Mundo e os impactos que a realização de um evento deste porte pode trazer para a cidade. O secretário municipal de Gestão e Acompanhamento, Urbano Schmitt, será o primeiro convidado a falar sobre o tema, em data a ser confirmada (19 de fevereiro ou 5 de março).

Nagelstein informou que a Cefor também deverá convidar o cônsul da Argentina em Porto Alegre para falar sobre a política de relações internacionais daquele país e, em especial, da questão que envolve a soberania das Ilhas Malvinas, situada em território argentino mas ainda pertencente à Inglaterra. Para esta reunião também deverá ser convidado o representante do Itamarati no Rio Grande do Sul.

As reuniões da Cefor serão realizadas, ordinariamente, sempre às terças-feiras, a partir das 10 horas, na sala 302 da Câmara Municipal. No dia 28 de fevereiro, a Cefor realizará audiência pública em que, com a presença do secretário Municipal da Fazenda, Roberto Bertoncini, os vereadores analisarão o cumprimento das metas fiscais do 3º quadrimestre de 2012.

Além de Nagelstein, também integram a Cefor os vereadores Idenir Cecchim (PMDB), João Carlos Nedel (PP), Guilherme Socias Villela (PP) e Airto Ferronato (PSB).

Texto: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)