Plenário

Dia da Atenção à Pessoa com Lúpus deve integrar o calendário da cidade

Discussão temática sobre o Dia Mundial da Saúde (Corrida de Rua). Na foto: Vereador Mendes Ribeiro
Discussão temática sobre o Dia Mundial da Saúde (Corrida de Rua). Na foto: Vereador Mendes Ribeiro (Foto: Guilherme Almeida/CMPA)

Doença inflamatória crônica de causa desconhecida e ainda sem cura, o lúpus possui, sim, tratamento e pode ter seus danos atenuados, possibilitando uma vida normal aos enfermos. A doença costuma atingir mulheres ao longo de sua vida fértil. Diante dessa realidade e com o intuito de divulgar o problema e as corretas soluções para ele, o vereador Mendes Ribeiro (PMDB) propôs o projeto de lei 284, de 2015, que foi aprovado na tarde desta segunda-feira (9/5) pela Câmara Municipal de Porto Alegre. Pela proposta, a data de 10 de maio será definida como o Dia de Atenção à Pessoa Com Lúpus. 

Na Grã-Bretanha, iniciativa semelhante existe desde 2004. "Essa efeméride incentivará o debate sobre a melhor forma de conviver com o lúpus e novas ações, trazendo a devida atenção aos doentes, inclusive com esclarecimentos sobre sintomas, diagnósticos, causas, tratamentos e medicações, bem como ampliará o apoio", acredita Mendes Ribeiro.

Assessoria de Imprensa CMPA
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)